A história da medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, também conhecida como a “Fadinha” do skate, foi usada como inspiração para 20 alunos, de 7 a 10 anos, da Escola Progresso Bilíngue – unidade Taquaral, em Campinas, para produzirem em sala de aula uma animação sobre a temática das Olimpíadas.

A proposta foi conduzida pela professora Luisa Cassaniga com auxílio da metodologia utilizada pelo programa De Criança Para Criança (DCPC), em que o docente cria uma história com os alunos, que desenham os elementos contidos nela.
Os temas das histórias são sempre escolhidos pelas crianças em conjunto com a professora sobre matérias dadas em sala de aula, ou fatos atuais.
Eu, Juliana Franco, produtora de conteúdo digital do Campinas Com Crianças, sou completamente apaixonada por essa proposta que na minha opinião é completa.
…mas como exatamente a medalhista olímpica Rayssa Leal, virou desenho e ganhou vida?
A princípio as crianças gravam a história pelo celular e todo material produzido é enviado para a plataforma do DCPC.
Depois que recebido o conteúdo uma equipe de animadores desenvolve uma linda animação.
Aprender e, ao mesmo tempo, desenvolver a criatividade, com o auxílio da tecnologia, é o foco do DCPC que propõe uma nova maneira de absorver o conteúdo de matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Além de assimilar o conteúdo, a criança também tem sua criatividade estimulada, elas passam a ser protagonistas da aprendizagem e os personagens do imaginário infantil ganham vida ao fazerem parte das disciplinares escolares”.
Vitor Azambuja, um dos criadores do DCPC

A proposta da plataforma, é expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o mundo.
Além disso, objetiva que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e possa contribuir com as futuras carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as constantes mudanças do mundo.
A atuação do DCPC está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.
…de criança para criança inclui!
Crianças com baixo intelecto, algum tipo de autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, como câncer, também escrevem, desenham e gravam suas histórias. O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.
O resultado final pode ser visto por meio do link: https://youtu.be/NbxukhmM194
Serviço
“De Criança Para Criança” – todos os dias, sempre às 10h30 e 15h30, no ZooMoo Kids. Na TV Zyn, do SBT, disponível na plataforma para acesso a qualquer hora e na programação da TV Rá Tim Bum.