Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Giuzy de Luca, curadora do projeto.
Desenhada a partir da visão de mundo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), captada em oficinas entre artistas, pedagogas e as crianças, a mostra artística consiste na criação de uma casa cenográfica, pensada por um coletivo de artistas e arquitetos, onde os cômodos instiguem os sentidos humanos para tornar os visitantes mais sensíveis ao que é diferente, mas igualmente belo.
A Casa dos Sentidos deve estar em três capitais brasileiras, para então desembarcar nos Estados Unidos, onde o projeto tem o apoio da Universidade de San Diego, na Califórnia.
Instalação
Em uma área de aproximadamente 80 m2, os cinco ambientes da exposição Casa dos Sentidos serão construídos por meio de diversas técnicas artísticas, de forma a explorar os sentidos humanos a partir das percepções de crianças com autismo.
Ao todo, serão cozinha, quarto, sala de jantar e banheiro divididos em caixas/cubos que agucem sentidos como audição, paladar, tato, olfato e visão.
Além disso, num grande ambiente será reproduzido um cérebro como órgão máximo, que entende e transforma os sentidos, representado com suas peculiaridades e dados científicos baseados em pesquisas da Tismoo (Testes Genéticos para Autismo), um startup de biotecnologia pioneira no estudo de medicina personalizada voltada ao autismo e síndromes relacionadas
MOSTRA OFICIAL Campinas (SP)
30 de janeiro a 23 de fevereiro de 2024
Local: Campinas Shopping