“Piracicaba é uma marca, é uma grife e o nosso sotaque é nossa identidade”
Cicilio Elias Netto
Minha formação acadêmica e a minha família me conduzem na direção da cultura e do lazer. O interior paulista abriga representantes culturais e delicadas características que o olhar materno independente da formação, dividi com os filhos. Nessa publicação vou te contar um pouquinho sobre Piracicaba aos olhos de uma mãe, que busca principalmente atividades gratuitas, que encham o coração, acredito que após o primeiro parágrafo, “Pira” fará parte da programação das férias de julho da sua família.
Impossível ir até Piracicaba e deixar a contemplação à natureza para depois, a força do Rio Piracicaba que corta a cidade, grita aos nossos ouvidos, o rio foi utilizado no século XVIII como rota fluvial de acesso ao Mato Grosso e Paraná, a cidade foi construída ao seu redor, isso por que em meados do século XIX e XX ele também foi fonte de abastecimento para engenhos e fazendas de cana de açúcar e café. Infelizmente por volta de 1980 a industrialização da região metropolitana de Campinas levou uma crescente contaminação as águas do piracicaba que chegou ao século XXI como um dos rios mais contaminados do país. Ações como estações de tratamento e grupos de pressão para maior fiscalização, impediu que a contaminação se agravasse, porém, ainda a registro de água impropria para o consumo humano e animal em grande parte do seu curso. Esse índice de poluentes não foi capaz de enfraquecer sua beleza e daqui para frente você vai saber onde ir em Piracicaba para sentir e admirar a força da natureza.
A Rua do Porto guarda a memória e conserva a tradição ribeirinha, além de representar fortemente a história da fundação da cidade de Piracicaba. O Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”, funciona diariamente das 9h às 17h, ele é reconhecido como patrimônio histórico da cidade e atua como importante espaço cultural, artístico e recreativo da cidade. O Salão Internacional de Humor, o espetáculo ‘Paixão de 7Cristo’ e a Festa das Nações ficam inseridos em 80mil m² de área verde e 12 mil metros de área construída e preservada. (Fonte: DPH)
Convido você para visitar também o elevador turístico “Alto do Mirante” que fica localizado na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima e funciona durante as sextas-feiras gratuitamente e aos sábados e domingos com valor do ingresso a R$2,00, infelizmente no dia que fomos essa atração estava fechada por questões técnicas de reparo, mas nos fez admirar o rio e sua exuberância do alto da ponte e nos aproximou de uma churrascaria referência no setor gastronômico de Piracicaba e região: Sal e Grill Churrascaria.
Por volta do meio dia, a responsabilidade materna gritou, e a pressa em encontrar um local agradável para a refeição da Joana nos guiou até o Sal e Grill, lá fomos contempladas com uma vista para o Rio Piracicaba e muita qualidade além da organização e atendimento impecáveis. Passeio de final de semana pede um almoço especial, e essa churrascaria premium conseguiu proporcionar um deleite gastronômico com variedade que atende os paladares mais exigentes e bons minutos de descanso, já que eles também possuem um espaço para as crianças brincarem bem próximo de algumas mesas.
Mãe da Joana precisa exemplificar o termo “deleite gastronômico”, mesmo por que existem momentos que realmente precisam de um destaque, para nos lembrar e nos obrigar a voltar. Vinte e nove cortes de carnes nobres de procedência argentina criteriosamente selecionadas pelos melhores frigoríficos do mundo justificam o sabor que volta a tomar conta das papilas gustativas só de pensar. Impossível um restaurante não agradar o cliente levando a sério uma máxima que diz: Aqui, cada minuto do dia é dedicado a prover a satisfação total do cliente.
Sal e Grill Churrascaria em Piracicaba ainda oferece Buffet Japonês e Frutos do Mar, para os amantes de vinhos setenta rótulos, produzidos em quatorze países estão disponíveis para harmonizar com sua refeição em família.
A Joana não dorme mais após as refeições, pelo contrário, tenho a sensação de que o almoço é uma carga extra de energia para a “tutinha”. Por isso decidimos conhecer o Aquário Municipal de Piracicaba.
Inaugurado em 2012, o aquário já recebeu mais de 166 mil pessoas, localizado no Parque do Mirante, ele se tornou mais um ponto turístico da cidade, com vista privilegiada do Rio Piracicaba e variedade de espécies, tem como objetivo incentivar a preservação e conscientização. Esse representante turístico e cultural tem como essência; acessibilidade em todos os sentidos, além da entrada ser franca, foi projetado para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência visual, ele é dotado de rampas, sanitários adaptados e identificação de todos os peixes em braile.
Fechamos nosso passeio por Piracicaba com uma caminhada deliciosa, admirando a exuberância e o tamanho das arvores do Parque do Mirante, a lembrança de um suspiro feliz de mãe e um olhar encantado para cima do bebe tentando ver a copa de uma gigante Jequitibá-Rosa me convida a um retorno em breve.
Com amor.
Aquario de Piracicaba – Av. Dr. Maurice Allain, s/n – Parque do Mirante – de terça-feira a domingo, das 9h as 19h