O evento reuniu as famílias de Campinas e região. Vendo os filhos brincarem o sabor se transforma em amor.
A Estação Cultura em Campinas está sendo palco de muitos eventos recheados de cultura, gastronomia e lazer. Com apoio da
Prefeitura Municipal de Campinas, a segunda edição do
Encontro de Vinhos aconteceu no dia 4 desse mês e reuniu, além de produtores e apreciadores, famílias curiosas -como a minha! – que gostam de “bebericar”, conversar e comer, além de ver as crianças se divertirem.
Tudo isso foi possível nesse dia com estrutura razoável para as famílias com crianças. A vinícola
Goes disponibilizou uma profissional em pintura facial para alegrar as crianças e algumas mesinhas com lápis de cor e giz de cera para colorir ilustrações com referências à cultura e à produção dos vinhos. Até a mãe da Joana que vos escreve foi capaz de “roxear” lindamente um cacho de uvas no papel A4 – isso antes do início da degustação dos vinhos.
“O Encontro de Vinhos é um evento que reúne produtores, importadores e enófilos em um ambiente sempre descontraído e com bastante animação.”
… esse é o texto que você encontra na página do Facebook do Encontro de Vinhos, que terá sua próxima edição em Curitiba – PR no dia 07 de Novembro de 2015 – mas ao olhar de uma mãe apaixonada por vivências com sua filha agarradinha, foi um domingo tranquilo e muito corado, já que depois de três ou quatro taças as bochechas ganharam um rosado natural lindo e uma simpatia extra, só que essa característica simpática era geral, já que o público presente era portador de uma educação digna de aplausos. Os produtores deram aulas para leigos como eu, ajudando a entender as diferenças entre os vinhos, espumantes, frisantes e afins. Acreditem, até sobre queijos aprendi um pouco, mas queijos maturados podem comprometer a qualidade da vida em família, já que o cheiro do queijo tipo “Pont L’Vèque” , por exemplo, domina qualquer ambiente, inclusive a geladeira de casa. Compre e aprecie no local, já que sabor é incrível e, para apreciadores como eu, não devem ser consumido em pequena quantidade, mas para os seres humanos “normais”, o aroma BEM PECULIAR – para não escrever fedido.
Desde 2009, o Encontro de Vinhos é uma feira que promove experiências em torno do vinho. O mais incrível é que você encontra vários rótulos para provar e gente muito competente para explicar. Mas a cereja do bolo da organização do evento é que eles querem que os frequentadores tenham um dia agradável, com comida boa, música, arte e vinhos. Isso tudo garantiu esse desejo latente do Daniel Perches, organizador do evento, que é publicitário, apresentador do programa Winebar e blogueiro.
Eventos como esse se estendem ao longo do dia, já que opções gastronômicas variadas confortam o estômago. Mesas e cadeiras reuniram casais, amigos e famílias que conversavam entre si e continuavam seu momento feliz. Depois de muitos rótulos apreciados e uma flechada no coração com o Espaço de Brincar da Vinícola Goes, minha escolha para o almoço foi o Vivere Brut da Casa Venturini, também da Góes, que no local, geladinho paguei R$ 65,00 – preço excelente, já que o espumante elaborado a partir das variedades Chardonnay Pinot Noir é fino e delicado, perfeito para meu gosto.
Sobre alimentação, a Joana foi “almoçada” para o evento, mas saboreou junto a mim um lanche de filé mignon excelente. Um cuidado extra em eventos destinados ao público adulto é carregar frutas e suco na bolsa do bebê. Passamos quatro agradáveis horas na Estação Cultura e fomos para casa com o Pai da Joana na direção, já que bebida e volante não combinam em nenhuma proporção. Vi pessoas chegando e partindo de taxi, mas o mais legal com relação a transporte é que, durante o evento, um trem revelou a história do local do evento passando lentamente pelos trilhos antigos que abrigaram minha infância. Isso também garantiu uma longa e agradável conversa no retorno para a casa.
Com amor,