Turismo em família vai muito além do momento de lazer proposto por atrações, gastronomia e hotelaria. – Indispensáveis diga-se de passagem. O planejamento da viagem já deve estimular o convívio familiar, unindo todas as cabeças para decidir o roteiro.
Sugiro sempre que o destino seja escolhido de acordo com a disponibilidades de tempo, longas horas no carro e poucas horas na piscina impactam negativamente no momento do lazer, principalmente com crianças.
Essa coluna irá dividir com você, uma possibilidade que permitiu cultura e lazer, uma opção de roteiro próximo de Campinas e excelente para amantes da arte e cultura. O texto vai explorar o Museu Casa de Portinari em Brodowski, interior de São Paulo, opção excelente para famílias com filhos adolescentes em período de estudo para ENEM e vestibular.
O Museu Casa de Portinari foi inaugurado em março de 1970, está instalado na casa onde viveu o pintor Candido Portinari durante sua infância e adolescência. Construção extremamente simples, é constituída por uma casa principal, dois anexos e uma capela. Portinari produziu parte de sua obra em pintura mural, nas técnicas de afrescos e têmpera, nas paredes de sua casa e em uma pequena capela nos jardins da residência, a Capela da Nonna, onde sua avó rezava.
O local cheira arte e história. Uma longa caminhada com o manual disponibilizado pelo Hotel JP em parceria com o Governo do Estado de São Paulo contribui com vários contos, com entonação atraente para prender a atenção da Joana de 2 anos e contribuir para com meu acervo mental pessoal, que só aprende vendo e vivendo.
Sobre a Capela da Nonna: – Em 1941, Portinari com 38 anos pinta especialmente para sua avó Pellegrina, em um cômodo anexo à casa, essa obra, pois devido a problemas de saúde encontrava-se impossibilitada de locomover-se até a igreja, motivo de muita tristeza para uma pessoa tão religiosa.
Uma curiosidade sobre a “Capela da Nonna” é que na composição da tinta utilizada existia ovos, gancho para uma participação da Joana que exclamou quando ouviu a palavra “OVO”:
– Ovo da “cocó”!? – Do “Thítio” (sítio)?
Ainda sobre nosso representante da arte e da poesia Candido Portinari, filho de imigrantes italianos, aos 15 anos foi para o Rio de Janeiro aprender pintura e em 1928 para Paris. Convicto que, quando voltasse, retrataria em suas telas o povo brasileiro.
A escolha do destino de duas noites e três dias decidiu Ribeirão Preto como “QG” (quartel general), isso por que a cidade é excelente para “business” – coisas do pai da Joana!
A Capital Nacional do Agronegócio, fica apenas 30min. de distância de Brodowski. Escolhemos o Hotel JP que fica na rodovia Anhanguera Km306,5, que liga a cidade de Campinas (nosso ponto de partida) aos dois destinos, Ribeirão Preto e o Museu Casa de Portinari. O hotel é referência nos negócios e lazer, segue uma linha que garante conforto para as mamães, é o Resort Amigo do Bebê. Eles disponibilizam uma copa com estrutura para a mamãe cuidar da alimentação restrita do “baby”.
Você sabia que até o século XIX, a região de Ribeirão Preto era povoada exclusivamente pelos índios Caiapós?
A riqueza histórica e cultural do município é mais um atrativo que levou a minha família a percorrer aproximadamente 220km, rumo a muita informação, negócios e lazer, inclusive com piscinas aquecidas e café da manhã mais que colonial do resort incrível.
Com amor Mãe da Joana.
Serviços: Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro
CEP – 14340-000 Brodowski (SP)
(16) 3664.4284
Horário de visitação – O Museu Casa de Portinari está aberto à visitação pública de terça a domingo, das 9h às 18h, inclusive em feriados.
Monitoria – Como serviço de monitoria, o Museu Casa de Portinari oferece monitores totalmente preparados para acompanhar as visitas em diferentes abordagens.
Sala de Pesquisas – Como serviço de sala de pesquisa, o museu oferece um vasto material sobre o artista, constituído por livros, revistas, catálogos e artigos de jornais, inclusive em outros idiomas.
O museu possui material acessível para compreensão do acervo, espaços adaptados para facilitar a locomoção, além de monitores especializados para o acompanhamento e direcionados para o público com deficiência.
Fotografia Life Style em Hotel JP – Daniela Magalhães Fotografia
(16) 9 9223-6203
Hospedagem – Hotel JP Ribeirão Preto SP
Via Anhanguera, Km 306,5 – CEP 14093-500 – Ribeirão Preto/SP
0800 – 707 3470