O que você leva em consideração ao escolher o seu filtro solar? Marca? Preço? Textura?
Vou compartilhar com você informações importantes para que a escolha do filtro solar seja feita de maneira correta, sem colocar sua saúde em risco. Sim, protetores solares podem causar riscos à saúde de sua pele, se não escolhidos corretamente.
Os filtros ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultravioletas (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.
O que é FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA (o mais prejudicial a sua saúde).
Sempre nos preocupamos com o FPS, quando na verdade nossa preocupação maior deveria ser com os raios UVA. Combater os raios UVA é de longe a melhor maneira de se manter a pele mais jovem e equilibrada. De nada adianta tentar combater o fotoenvelhecimento usando filtros que não protejam contra os raios UVA.
Como reconhecer um filtro solar completo?
Já falamos acima que o FPS se refere à proteção contra os raios UVB. O que se refere aos raios UVA se chama PPD. Sempre dêem preferência aos filtros solares que tenham a medida do FPS (raios UVB) e que tenham a medida do PPD (UVA), que pode vir em forma numérica como o FPS ou então em forma de sinais (+++) e deve ser de preferência pelo menos 1/3 do FPS. Muitas vezes o PPD não tem especificação nos filtros solares.
Outra informação importante é em relação aos compostos presentes nos filtros. Existem muitos filtros de marcas muito utilizados que contém em sua formulação uma substância cancerígena que já é proibida em diversos países, a Benzophenone-3 (ou oxibenzona). Outra substância altamente maléfica e que ainda é encontrada em muitos filtros é a 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc), que age bloqueando a função da tireóide. Se atentem a isso e procurem em seus filtros uma substância chamada Tinosorb (filtro seguro e não cancerígeno).
Então minha dica é: se no filtro solar que você adquirir não houver especificação de PPD em sua embalagem, se tiver benzophenone-3 como filtro e conter 4 mbc passem longe dele. Ele certamente não protegerá sua pele da maneira correta e pode causar danos a ela, como o envelhecimento precoce e até um câncer de pele. Vale a pena perder um tempinho e ler com calma a composição do filtro solar.
Procurem também saber se o filtro é hipoalergênico (utiliza substâncias que não provocam alergias), livre de PABA ou PABA free (não contêm a substância PABA que tem alto poder de causar alergias), livre de óleo ou oil free (não contêm substâncias oleosas e são indicados para pessoas de pele oleosa e com tendência a cravos e espinhas), não comedogênico (não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos).
Segue uma tabelinha comparativa entre alguns protetores conhecidos no mercado pra ajudar vocês na escolha. Lembrem-se que o mais importante para prevenir o fotoenvelhecimento é o UVA (ou PPD).
Mesmo com filtro solar, evite a exposição ao sol nos horários das 10h às 16h. E para os pequenos, além do protetor usem camisetas, bonés e óculos de sol. E super importante, reaplique o filtro de acordo com o horário indicado no verso do produto para manter sua pele e a pele dos seus pequenos sempre protegida.
Agora sim, prontos, curtam muito!
Ainda tem dúvidas? Sugestões? Escreve pra mim: gisellekafer@yahoo.com.br