Começo essa sugestão de passeio em família com uma história!
No dia que visitei o Zoo de Americana, não era ele quem estava nos planos. Um compromisso profissional estava agendado e foi cancelado ao chegar no local depois de alguns quilômetros e pedágio, diante da minha frustração, já que estava sem a companhia da Joana, pensei durante alguns minutos e mais uma vez as ferramentas digitais transformaram o meu limão em uma limonada. Dei um GOOGLE e ele me apontou essa opção.
Fui com a equipe até o Zoo que fica aproximadamente 40km de Campinas, o que dá 30 minutinhos de viagem. Fiquei muito feliz com o que encontrei, já que os animais estão saudáveis, a área verde é linda e a estrutura está em bom estado, incluindo o “PlayGroud” as áreas de descanso e os banheiros.
No vídeo você confere um pouco desse passeio muito especial.
Parque Ecológico Municipal de Americana “Engº Cid Almeida Franco”, foi inaugurado em 12 de outubro de 1984 e está localizado no final da Avenida Brasil, com uma área de 120 mil m². Até a data de inauguração, parte da área onde está o parque ecológico era utilizada como local de produção de mudas de árvores e arbustos que serviam para abastecer as praças da cidade. Posteriormente, ele foi transformado em um dos mais bem estruturados zoológicos do Estado de São Paulo.
Nossa história inicia-se com o então Prefeito Carrol Meneghel, que administrou a cidade entre os anos de 1983 a 1986. Tinha como diretor de Obras e Serviços Urbanos o Engº José Luiz Motta, que em 1983 designou os funcionários Elisabete Bonin (Arquiteta), Luciano Penachione (Arquiteto) e João Carlos Tancredi (Engº Agrônomo) para desenvolver o projeto de implantação do zoológico. Em sua inauguração, foi homenageada a família do Engº Cid Almeida Franco, que foi responsável pela instalação do antigo horto.
Ainda nesse dia foi possível um bate papo com o Sr. Tancredi que cuida e administra o Zoo desde sua inauguração. Ele me contou que manter uma estrutura como a do parque com recursos públicos é um desafio incansável e acolher animais que muitas vezes chegam em condições tristes é mais difícil ainda, mesmo assim ele dedicou a sua vida a isso e muitos dos animais do Zoo são como seus filhos, já que chegaram até a estrutura ainda filhotes.
Atualmente, uma das grandes finalidades do zoológico é utilizar os animais mantidos em cativeiro para realizar trabalhos de Educação Ambiental, tentando mostrar a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais. Hoje animais silvestres estão ameaçados de extinção, não porque os zoológicos os mantêm em cativeiro, mas por causa da destruição dos seus habitats naturais ou por causa do comércio ilegal. O Zoo mantém animais em cativeiro para aprender, pesquisar e reproduzir as espécies silvestres com o objetivo de garantir a sobrevivência das populações nativas.
Muitos animais se reproduziram por lá graças a estrutura e ambientes cuidadosamente desenvolvidos para eles.
Quarentário
Os zoológicos desempenham importantes funções sócioambientais, destacando-se sua contribuição para estratégias de conservação da biodiversidade, além de serem importantes centros de pesquisa e conscientização ambiental, pois recebem milhões de visitantes todos os anos. Para isso, os animais precisam estar saudáveis e bem alojados, de forma a possibilitar a reprodução e aumentar a longevidade das espécies. Dentro das instalações do zoológico existe um setor chamado de Quarentenário. Um quarentenário adequado para os animais recém chegados a um zoológico representa uma parte importante da medicina veterinária preventiva. A medicina preventiva deverá estar direcionada no sentido de minimizar o estresse, mantendo os animais em bom estado nutricional, evitando-se contato com microorganismos causadores de doenças.
O programa de “Quarentena” inclui instalações e procedimentos adequados, mão-de-obra capacitada, sensibilizada e constantemente treinada visando minimizar a contaminação dos animais sadios já existentes no zoológico, através da entrada e novos indivíduos. Desta forma, todo animal que chega ao zoológico permanece no setor de quarentenário por um tempo pré-determinado, onde pode ser observado pelo médico veterinário responsável, aguardando a realização de exames complementares e administração de medicamentos e vermífugos quando necessário. Após este período o animal é encaminhado ao recinto de exposição ao público.
Além das fotos lindas disponibilizadas pela fotografa Thatiane Scomparim Camparotti que ilustram esse texto, você pode obter mais informações acessando o site do ZOO de Americana – Pq. Ecológico Municipal.
Serviço
Funcionamento
De terça-feira a domingo
Das 8h às 17h
Endereço
Avenida Brasil, nº 2525
Jardim Ipiranga
CEP: 13468-000 – Americana – SP
Telefone: (19) 3406-2075
NEA – Núcleo de Educação Ambiental
Funcionamento
De terça-feira a sexta-feira
Das 8h às 16h
Telefone: (19) 3461-7503
Visitas monitoradas são agendadas por telefone para grupos de 40 pessoas.
Informações: pema@americana.sp.gov.br