Em sua décima edição a Mostra Curta Audiovisual de Campinas mantém a programação especial “Mostrinha”, sucesso em edições anteriores entre o público infantil e, também, adulto. Neste ano, a sessão integra 12 filmes exibidos em dois dias, nos dias 18 de setembro, às 11h (Lume Teatro) e às 17h (Quilombo Urbano Iris de Jesus); e 22 de setembro, com sessões às 9h e 14h (CEU Florence). A classificação indicativa é livre.
A mostra infantil possui como curador Mauricio Squarisi, profissional renomado a frente do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que é referência nacional e atua há 40 anos desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, produção e divulgação da técnicas de animação, não somente em Campinas, mas em todo o mundo. A “Mostrinha” objetiva estimular o interesse das crianças no universo do curta-metragem.
Além da sessão especial destinada aos pequenos, haverá no dia 17 de setembro uma oficina prática de Animação de Recortes para crianças. O intuito da atividade é transmitir os conhecimentos básicos da técnica de animação quadro-a-quadro (stop-motion).
Dessa forma, os participantes irão aprender a criar a ilusão de movimento utilizando recortes de papel para a realização de pequenas animações com temas afro-brasileiros. A oficina ocorre das 9h às 12h no Centro Cultural Casarão e as vagas são limitadas.
No dia 18 de setembro, antes da sessão do Lume, às 10h haverá um Intercâmbio cultural no segmento de literatura com o autor Sérgio Biscaldi sobre seu livro “As cores do esquisito”, no qual temas como bullying, o diferente e o poder das histórias são abordados.
São diversas frentes de atividades destinadas às crianças visando o conhecimento de práticas audiovisuais através do lúdico.
Histórico da Mostra e atividades
Realizada em Campinas desde 2006 por produtores culturais, este é o segundo ano que a Mostra Curta Audiovisual Campinas conta com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).
O evento tem o objetivo de formar público e difundir a produção nacional de curtas-metragens, proporcionando uma nova janela de exibição para o formato em uma das mais importantes cidades do interior do estado de São Paulo.
Nestes 10 anos, a Mostra se consolidou e virou referência regional entre os produtores, destacando-se como um dos mais importantes eventos no segmento e também no circuito cultural da cidade. Em sua trajetória, foram exibidos filmes de todo o Brasil e do Mercosul, somando mais de 100 horas de projeção e aproximadamente 750 curtas-metragens foram apresentados em diversos espaços culturais da cidade de Campinas atingindo mais de 13 mil espectadores.
A mostra ocorre em diversos pontos culturais e praças públicas da cidade de Campinas, integrando sessões, atividades formativas e intercâmbios com outras linguagens artísticas. O evento promove ações de formação por meio de palestras, debates e oficinas que visam à capacitação dos participantes. A programação é elaborada com temáticas relacionadas aos contextos da produção cinematográfica, das novas mídias, da linguagem digital e da cultura audiovisual na sociedade contemporânea.
A organização é da Atauri Produções que, nesta edição comemorativa, também promove várias atividades prévias desde o início de 2016, em parceria com diversos grupos culturais da cidade.
Serviço
MOSTRINHA
Seleção infantil, programação pra toda a família!
Curador: Maurício Squarisi do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
Datas e horários:
18 de Setembro • 11h • Lume Teatro
18 de Setembro • 17h • Quilombo Urbano Iris de Jesus
22 de Setembro • 9h • CEU Florence
22 de Setembro • 14h • CEU Florence
Classificação indicativa livre.
OFICINA PRÁTICA
Animação de Recortes para Crianças
Data: 17 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Cultural Casarão – R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N, Campinas (SP)
24 vagas
10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Data de realização da Mostra: 15 a 24 de setembro
Programação gratuita
Informações: