O que é febre amarela?
A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, cujo agente etiológico é transmitido por vetores artrópodes, tais como mosquitos. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença
A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão epidemiologicamente distintos: silvestre e urbano.
A febre amarela urbana não é registrada no país desde 1942. Entretanto, a reinfestação de mosquito Aedes Aegypti em extensas áreas do nosso país, traz a possibilidade de restabelecimento deste ciclo de transmissão do vírus.
Assim, podemos dizer que áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti tem um elevado potencial de disseminação da doença.
Como ela se manifesta na criança?
A criança apresenta os sintomas iniciais geralmente entre 3 a 6 dias após ter sido infectada. Os sintomas iniciais incluem início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo em geral, vômitos, náuseas e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais, mas cerca de 15% das pessoas apresentam melhora apenas por um breve período e em seguida desenvolvem uma forma mais grave da doença.
O que fazer ao notar sintomas?
Ao notar sintomas, procure um médico imediatamente. Informe os locais visitados pela criança nos últimos 15 dias (exemplo: férias no sitio na cidade tal, excursão da escola para determinada região, etc). Lembre-se: somente um médico poderá diagnosticar e tratar corretamente a doença
Vacinação contra Febre Amarela
A febre amarela apresenta dois ciclos distintos, o silvestre o urbano. A vacinação é recomendada para áreas do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente onde há áreas de mata. Recentemente detectou-se focos de febre amarela silvestre em diferentes regiões, que passaram a fazer parte da lista de locais para os quais há recomendação de vacina tanto para moradores como para visitantes.
Não há diferença entre a vacina encontrada na rede pública e a disponibilizada na rede privada, embora possam ser fabricada por diferentes laboratórios. A proteção se dá entre o sétimo e o décimo dia após a aplicação.
A vacina contra febre amarela tem vírus atenuado e é reconhecidamente eficaz e segura; entretanto, efeitos adversos podem ocorrer tais como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, dentre outros. Caso ocorra dor abdominal intensa após a vacinação, o paciente deve procurar um médico, pois esta reação exige atenção especial.
Orientações sobre a vacina
Segundo a OMS, basta uma dose para que os adultos fiquem protegidos pela vida inteira, ou seja , não é necessário dose de reforço (antes a recomendação era de duas doses para que a imunização pudesse valer para toda a vida)
Para crianças, a mais recente recomendação do Ministério da Saúde é a que segue:
–Crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade: 1 dose aos 9 meses e 1 dose de reforço aos 4 anos com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
–Pessoas a partir dos 5 anos de idade, que tenham recebido uma dose de vacina antes de completar os 5 anos, não é necessária dose de reforço.
-Pessoas a partir dos 5 anos de idade que nunca foram vacinadas, poderão se vacinar sem que seja necessária dose de reforço.
–Pessoas com 60 anos ou mais devem passar por avaliação médica.
Matéria cedida por Clinica Previna Vacinas www.previnavacinas.com.br
(fontes consultadas: blog.Saúde.gov/ Ministério Saúde)