SEGURANÇA DOMÉSTICA EM UMA CASA COM CRIANÇAS

Ondei Ir com Crianças em Campinas
Agenda Semanal – Programação Infantil em Campinas – 03 e 04/06
2 de junho de 2017
Playground da Praça 15 de Novembro em Campinas
5 de junho de 2017

SEGURANÇA DOMÉSTICA EM UMA CASA COM CRIANÇAS

Nossa colunista e produtora Juliana Franco inaugurou o Espaço Rio Verde com um bate-papo sobre segurança doméstica. Dividiu com outras mães e pais, em ambiente agradável, informações relevantes sobre: tela de proteção, cooktops por indução magnética e itens de segurança simples e baratos que podem evitar acidentes fatais.

https://www.instagram.com/thaticamparotti/

https://www.instagram.com/thaticamparotti/

Janelas, sacadas e escadas

  • Quando as crianças começam a se locomover, seja engatinhando ou andando, os riscos relacionados aos assuntos desse tópico começam a surgir.
  • A fim de evitar acidentes, além de olhos atentos 24 horas por dia, recomenda-se alguns ajustes dentro de casa. De 1 a 2 anos, bloqueios são os únicos métodos realmente eficientes. “Nessa faixa etária, não adianta proibir a criança de subir na janela ou descer a escada. Ela ainda não possui raciocínio lógico para entender que corre perigo. Se não houver uma barreira impedindo-a o risco é eminente.

GRADES e/ou TELAS

Para determinadas aplicações, como a proteção de edificações para prevenir acidentes, os materiais, acessórios e a instalação devem estar em conformidade com as determinações da ABNT NBR 16046:2012 – Redes de proteção para edificações.

Existem inúmeras empresas prestadoras de serviço nesse seguimento, mas como saber se estão em conformidade com as determinações da ABNT?

Existe uma associação chamada ABRASREDES (Associação Brasileira de Empresas Técnicas em Instalações de Rede de Proteção e Segurança) você pode consulta-la.

As redes de proteção, quando fabricadas e manuseadas de maneira adequada, têm vida útil de até 8 anos.

No caso de o produto ser usado para prevenção de acidentes com crianças, há uma determinação na norma técnica que estabelece garantia inflexível de três anos. Após esse prazo, o consumidor deve realizar a substituição do produto. Isso se aplica principalmente a escolas de educação infantil.

De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) os acidentes mais frequentes de acordo com as idades são:

  • 0 a 1 ano: quedas (trocador, cama, colo), asfixia, sufocação, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras (água quente, cigarro).
  • 2 a 4 anos: quedas, asfixia, sufocação, afogamentos, intoxicações, choques elétricos, traumas.
  • 5 a 9 anos: quedas, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas.
  • 10 a 19 anos: quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas.

Escadas e Corredores

Mantenha iluminação clara e constante e com piso adequado, antiderrapante, sem tapetes ou objetos que atrapalhem a circulação, isso evita risco de quedas.

As escadas devem estar livres, ter corrimão e portões de segurança para bloquear o acesso das crianças menores. Os itens de segurança instalados devem estar em conformidade com regulamentação e certificados pelo INMETRO.

Cozinha

  • Evite que crianças, especialmente as que tiverem menos de três anos, circulem livremente pela cozinha, local que com vários perigos, como facas, vidros e louças, que podem facilmente cortá-las
  • Panelas no fogo!!! São imprescindíveis alguns cuidados. A criança não deve ficar por perto durante o cozimento do alimento. O cabo da panela deve ficar para dentro do fogão, para que não haja risco de alguém esbarrar no cabo e derrubar o conteúdo quente da panela sobre o corpo.

COOKTOPS por indução magnética são os mais seguros.

  • Calcula-se que o fogão à indução usa 90% da energia produzida, em comparação com 55% que utiliza o fogão a gás e 65% que usam os fogões elétricos.
  • Os modelos no mercado consomem em média entre 4 a 8 Kw/h.

Não se trata do produto mais barato, já que exige adequações como bancadas, e aquisição de forno elétrico, mas é o mais seguro do mercado.

 

“Por favor, certifique-se de que as suas cômodas estão aparafusadas e fixadas à parede.” Kayli Shoff

O vídeo incrível dos irmãos gêmeos de Utah, nos Estados Unidos, que foi notícia na imprensa de todo o mundo surpreendeu os pais. A mãe deles, Kayli Shoff, contou para a rede de TV norte-americana “ABC” que eles só perceberam o que tinha acontecido quando viram as imagens das câmeras de segurança e “ficou de coração partido” com a cena de um bebê salvando o outro.

A ação de um dos irmãos foi um reflexo ao choro do outro, demorou para acontecer, já que tratava-se de bebês com pouco mais de dois anos. O risco e gravidade do acidente não deve ser desfocado pela ação instintiva infantil. Fica o alerta com relação aos móveis. Juliana Franco/Produtora do Campinas Com Crianças

Esse fato viral nas redes sociais, aconteceu por que a cômoda não estava afixada na parede, uma ação simples e muitas vezes desconsiderada quando pensamos no quarto do bebê.

Os brinquedos preferidos devem estar ao alcance da criança. Ela não vai pensar duas vezes para buscá-los em prateleiras e armários. Por isso evite atratividade em locais de difícil acesso, que possam representar perigo.

Confira os bastidores dessa troca de informações, que aconteceu no Espaço Rio Verde – Fotografia Thatiane Camparotti

Espaço Rio Verde

Local: Av. Guilherme Dibbern, esquina com Mário Aparecido Cortez – Limeira – SP Horário de funcionamento:  Todos os dias, das 9h as 18:30h.

Contato: (19) 3442 1193 / 3442 0052

www.rioverde.com.br

Considerações 



A comunicação com as crianças é a base para evitar acidentes. Ao invés de evitar que a criança suba ou desça de um meio-fio, dizendo-lhe: “cuidado para que você não caia”...pegue na mão da criança para que ela o faça com segurança! Isso pode se repetir inúmeras vezes. Essa ação fará as crianças se tornarem mais precavidas e não temerosas. 

Imaginem gritos evitando o acesso da criança em desenvolvimento na cozinha, tudo que está dentro desse ambiente vai soar como perigo, inclusive a comida! Abaixe-se e acompanhe a criança, deixando claro que existem riscos no ambiente, e para estar nele é necessário atenção e/ou companhia de um adulto. Guarde facas em gavetas altas e de preferência com capa protetora, utilize barreiras físicas.