Lili é uma menina muito curiosa que a cada dia escuta um barulho diferente saindo de seu baú mágico. Será que você é capaz de adivinhar cada um?
Uma história produzida pela Cia Arte & Manhas cheia de sons, cores, movimentos, texturas e poesia, cuidadosamente criado para uma plateia pra lá de especial: os bebês entre 6 meses e três anos!
O espetáculo reconhece a importância do teatro desde a primeira infância, como explica a autora e diretora do espetáculo, Tamires Faustino:
“Procuramos com este espetáculo trazer diferentes estímulos para os bebês, incentivando o desenvolvimento cognitivo e emocional de cada um deles. Com isso, os pequeninos acabam usando situações vivenciadas no espetáculo como maneira de entender e absorver os acontecimentos à sua volta, no caso, os barulhinhos, ampliando desta forma seu conhecimento do mundo”.
O espetáculo é uma oportunidade única para os familiares terem com seus pequenos: estimulando, aprendendo e se desenvolvendo através de uma experiência nova e sensorial.
Uma rica pesquisa foi feita para a produção do espetáculo, que levou 02 anos de preparação, como explica Tamires:
“Além de uma vasta investigação de teoria, como Piaget, a especialista Tizuko Kishimoto e outras literaturas do tema, assistimos e trocamos experiências em alguns espetáculos para bebês em Buenos Aires e Nova York. Com isso, unimos teoria e prática em um espetáculo único, divertido e estimulante para os bebês e seus acompanhantes”.
A trilha sonora é um capítulo à parte, sendo composta especialmente para o espetáculo pelo renomado músico multi-instrumentista Lucas Lima.
Responsável por trilhas importantes como comerciais de fim de ano da Coca-Cola, filmes, aplicativos, games e conhecido há mais de duas décadas como diretor musical e vocalista da banda Família Lima, tornou as músicas da peça de mãos dadas com o principal objetivo da montagem: delicado e poético.
Texto e pesquisa: Tamires Faustino
Direção: Leonardo Cassano
Trilha Sonora: Lucas Lima
Habilidosa em criar versões para os contos de fadas preferidos dos pequenos, a Companhia Arte & Manhas agora aposta na adaptação do clássico “Rapunzel”, dos Irmãos Grimm.
Para contar a história da jovem de longas tranças aprisionada em uma torre pela bruxa má, a interação com a plateia e um texto saboroso são alguns dos ingredientes.
O espetáculo estreou em 2012 e já foi assistido por cerca de 20 mil pessoas.
A peça mostra um reino distante onde vivia a linda moça de olhar melancólico e cujas canções tristes encantavam a todos, que torciam pela chegada de seu príncipe.
Do alto do castelo, ela avistava tudo, mas ninguém conseguia se comunicar muito bem com ela, pois todos temiam pela malvada Bruxa que aprisionava Rapunzel.
A produção, além de mágica, transmite uma mensagem aos pequeninos.
“A característica principal é a fidelidade ao conto, mas sem fugir das referências aos filmes conhecidos, que estão presentes na história mostrando a força da amizade na construção de boas ações e da união que nos torna mais fortes”, adianta o diretor Leonardo Cassano.
Texto: Tamires Faustino
Direção: Leonardo Cassano
Trilha Sonora: Rafael Pio