14º Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – Território do Encontro
De 17 a 25 de fevereiro de 2018 acontecerá na cidade de Campinas a 14ª edição do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas, movimentando a cidade artística e economicamente de forma intensa.
Estimuladas e estimulados a debater o “Território do Encontro”, esta edição, resultado da potência da organização coletiva, busca provocar o próprio ato de estar junto. Serão 9 dias de Festival habitando espaços culturais de diversos territórios da cidade, como a Vila Industrial, Guanabara, centro e região Noroeste, além do distrito Barão Geraldo.
Desde 2003 o Festival marca o calendário cultural de Campinas, tendo criado diferentes formas de se relacionar com os diversos cantos da cidade, com o público e com sua rede de apoiadores. Valoriza as manifestações e produções culturais locais, além de trazer ao município espetáculos reconhecidos nacional e internacionalmente, proporcionando o encontro da população com a potente produção artística do Brasil e do mundo – em 13 edições alcançou mais de 400 mil pessoas e trouxe mais de 200 produções inéditas para sua programação.
Os festivais trazem oportunidades de caos e de encontros, de estruturação de redes e de difusões. Constroem pontes. Os Festivais convidam público e artistas para uma Jornada que ressignifica os espaços, ocupa as ruas, cria memórias afetivas e convida a cidade a se expressar e pulsar através deste potente encontro. Acreditando nessa potência de realização e nos Festivais como espaços para celebrar o humano, o Feverestival mantém a sua ação e realiza a edição de 2018 com espetáculos de todas as regiões do país e duas produções do Reino Unido, criando espaço para trocas de experiências artísticas e humanas.
Não é de hoje que o Campinas Com Crianças abraça o Feverestival, nós compartilhamos por que trata-se de uma opção cultural valiosíssima. Também carrega espetáculos infantis muito especiais. Em 2016 compartilhamos informações e é uma delicia acompanhar novamente a proposta.
Para fortalecer os laços e fomentar o encontro entre o Feverestival e as pessoas ao seu redor, a equipe propõe para esse ano um modelo de permutas que irá estimular a troca direta entre aquelas e aqueles que acompanham o Festival e os estabelecimentos apoiadores.
É necessário fazer o download da imagem que pode ser encontrada via código QR nos locais onde há programação do Festival e no folder distribuído gratuitamente em pontos de ampla circulação. Apresentando esta imagem nos locais participantes é possível realizar o escambo.
Mais informações sobre a campanha de alimentação e o Escambo Feverestival em www.feverestival.com.br
DOMINGO 18.02
16h – INFANTIL – Ogroleto | Grupo Pavilhão da Magnólia (Sesc Campinas) – 8 anos
SINOPSE: Uma criança descobre que não é igual às outras e tem que aprender a aceitar e lidar com essa diferença, com a dificuldade de adaptação, o sentimento de inadequação e a frustração que envolvem esta descoberta. A obra dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos, possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poesia.
TERÇA 20.02
14h – INFANTIL- Ogroleto | Grupo Pavilhão da Magnólia (Sesc Campinas) – 8 anos
QUARTA 21.02
14h – INFANTIL – Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros | Grupo Tibanaré (TAO) – 7 anos
SINOPSE: Depois de tanto voar sozinho, dois passarinhos foram surpreendidos pelo destino brincalhão: Um encontro. Foi gorjeio a primeira vista. Unindo teatro, palhaçaria e dança, Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros é um voar leve sobre um campo de possibilidades. Uma dança de verão em tempos de amor entre Passarinhar e Passarinhou. Traz para o público formas poéticas dos cortejos à moda antiga, numa linguagem simples que produz risos sinceros e suspiros sensíveis. Uma história que reanima o charme da conquista e que reacende os corações que já estavam desacreditados. Acompanhar os dois passarinhos neste jogo da conquista é um remédio para um coração quebrado.
SEXTA 23.02
11h – INFANTIL – A Gruta da Garganta | La Casa Incierta (CIS Guanabara) – 0 a 4 anos
SINOPSE: Às vezes o bebê parece um estranho aos olhos dos adultos. Mas o que é que as mães, pais e filhos compartilham? No passado, a humanidade rendia culto a diversas formas de nascimento a partir de uma cosmovisão cíclica: o crescimento, a plenitude, o envelhecimento e a morte-renovação. No altar das deusas, a primeira infância e a maternidade eram os mistérios mais valiosos, os tesouros a serem protegidos no centro do labirinto. Guardamos no fundo da gruta da garganta, a partir dos nossos pulmões de recém-nascidos, o ar da primeira inspiração, que permanece aí durante toda a vida, durante cada uma das nossas respirações até a última expiração. A obra A Gruta da Garganta é um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos, o cordão umbilical que nos guia nos caminhos escuros da vida, como um misterioso fio de Ariadne. Somos indivíduos porque somos indivisíveis, inseparáveis uns dos outros. Existimos no espelho dos olhos alheios e a partir da garganta, rimos, choramos, gritamos e cantamos. É na gruta da garganta onde bebês e adultos compartilham o ar… a cada respiração.
14h – INFANTIL- Salve, Malala! | Cia. La Leche (Sesc Campinas) – 7 anos
SINOPSE: Livremente inspirado na história da garota paquistanesa Malala Yousafzai, o espetáculo se passa numa aldeia em algum lugar do mundo. Lá o rei declara guerra contra as escolas e proíbe as meninas de estudar. Duas crianças – Sofia e Yan – ocupam a escola em que estudam e, através de suas memórias, recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens do rei mandão. Os dois promovem uma campanha para que as meninas e os meninos da aldeia lutem e resistam. Por meio desse lugar imaginário, SALVE, MALALA! quer refletir a importância do aprendizado e as maneiras de resistência e luta por um mundo mais igualitário e poético.
SÁBADO 24.02
11h – INFANTIL – A Gruta da Garganta | La Casa Incierta (CIS Guanabara) – 0 a 4 anos
+ INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI