Fazer as atividades propostas pela escola com as crianças promove o encontro da família. Essa aventura resgata a nossa própria criatividade e possibilita a perceber a evolução psicomotora dos pequenos.
De acordo com o dicionário, psicomotor é qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
De acordo com a minha concepção materna, esse desenvolvimento tem haver com as habilidades que a minha filha adquiri na escola, que eu incentivo em casa e que favorecem nas ações do cotidiano dela, por exemplo escovar os dentes ou usar os talheres nas refeições.
Cactos e outros temas podem ilustrar a festa junina da família! …colocar as crianças para desenvolver os projetos é divertido e pode ser muito educativo.
Uma imersão cultural acontece durante a proposta, é possível abordar a relação religiosa da proposta falando por exemplo de São João e São José, ou caminhar para a regionalização da proposta. A cultura nordestina é rica, colorida e saborosa, o Google pode ajudar nessa missão.
A escola da “Tutu” …é assim que chamo a Joana, propôs a confecção de cactos, disponibilizaram apenas os moldes que você pode encontrar na internet ou criar, o material utilizado é de acordo com a sua preferência, nós optamos por EVA.
Material:
Molde no formato de cacto
EVA de cores variadas
Cola Branca
Lápis (para marcar o EVA)
Tesoura
A tesoura é um desafio para a pequena com quatro anos. Ela sente dificuldade e convenhamos que as tesouras infantis não ajudam na missão, de qualquer maneira esse tipo de atividade estimula as tentativas e são termômetro de desenvolvimento para nós pais.
Depois das partes do cacto devidamente recortadas a próxima ação é colar. Atenção para as preferencias individuais dos pequenos, prevaleça a preferência deles e esqueça das referências “certinhas” apostar na diversidade das cores e formatos valoriza a criatividade. Confesso que exijo padrões da minha filha, mas a carinha feliz do cacto que consegui manter verde com muita insistência, aconteceu!
…aposte nesse momento para conversar e observar o seu filho. Essas propostas são simples e possíveis, podem impactar positivamente as relações familiares.
…leia também:
https://campinascomcriancas.com.br/arquivo/mae-da-joana/minha-filha-so-vai-para-escola-quando-lei-me-obrigar
Galinha foi parâmetro para escolher a primeira escola da minha filha.