As férias de julho podem ser muito divertidas mesmo em casa na companhia exigente dos filhos! Eu, Juliana Franco, produtora do Campinas Com Crianças vou compartilhar com você atividades simples que vão ocupar os pequenos “brincantes”.
…como mãe da Joana e produtora da Rede Campinas Com Crianças confesso que já refleti e li muito sobre o assunto, hoje eu afirmo com propriedade: Que bom que o seu filho não brinca sozinho! A minha também não brinca.
Nossa missão é conscientizar os adultos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e dar soluções práticas para que pais, mães, avós, tios etc incorporem mais brincadeiras com as crianças no dia-a-dia. Isto inclui mostrar para os adultos como eles podem ensinar a criança a brincar sozinha, o que é fundamental para desenvolver a confiança, a auto-estima, a independência e a criatividade dos pequenos desde cedo. (tempojunto.com)
Eu sou uma observadora e fiel disseminadora de ações que funcionam quando o assunto é a educação e o desenvolvimento da minha filha, existem propostas incríveis que me auxiliam nessa jornada materna por isso pensei em desenvolver esse conteúdo que irá garantir momentos em família que serão lembrados para sempre e darão um empurrãozinho nas crianças para brincarem sozinhas com qualidade.
Minha formação acadêmica é turismo com ênfase em lazer e recreação, você até pode pensar que por isso executar atividades com a minha filha seja mais fácil – não se engane! …sofro com a mesma demanda, com os pedidos de atenção insistentes que quando não são atendidos e o silencio paira são prenúncio de ARTE e CAOS.
Quando criamos uma rotina planejada de atividades lúdicas com os filhos, que podem durar horas ou minutos desde que sejam dedicados, um novo mundo se abre e é possível identificar no detalhe o desenvolvimento psicomotor das crianças, tão importante na primeira infância. Os pilares da educação infantil são: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR ou BRINCAR, BRINCAR E BRINCAR.
Muitos me conhecem como “Tia Ju”, a minha própria filha me chama assim no momento de atividades, quando ela esta ansiosa gritando por atenção ou eu paro o que estou fazendo ou pontuo sobre alguma atividade que será executada em determinado momento, ela acata por que essas atividades realmente acontecem! …cumprir e se aventurar no imaginário infantil alivia a nossa carga de stress e cria laços e vínculos eternos com as crianças.
A opinião dos professores sobre o desenvolvimento escolar dos nossos filhos é importantíssima, mas só vivendo a vida escolar deles dentro de casa que conseguimos sentir o valor da nota 10 e ajudar a nota menor a crescer. Ao longo desse conteúdo você vai entender direitinho sobre essa história e entender que não existe limitações na hora de brincar!
Eu não gosto de brincar de bonecas com a minha filha, também não me agrada as peças minúsculas das tais Polly Pocket, já massinha de modelar, projetos com material reciclado e lápis de cor me agradam. Ela sabe disso e não faz questão da atividade desde que eu esteja realmente envolvida com ela! #dicafederaldamaedajoana : proponha atividades e se envolva com brincadeiras que você (ADULTO) goste.
Para desenvolver esse conteúdo contei com a ajuda e disponibilidade de alguns professores da Joana que encaminharam atividades simples e divertidíssimas que nos envolveu por um tempo e conseguiram entreter a pequena e suas amigas depois para que eu pudesse conversar com uma amiga, se eu estivesse trabalhando funcionaria da mesma maneira.
Levei em consideração na hora de solicitar as atividades para os professores do Anglo Kids unidade Taquaral (escola da “Tutu”) a estação do ano, as férias de julho são mais frias e o tempo das crianças dentro de casa é maior, por isso as propostas podem ser feitas indoor. Outra alegria foi ter a companhia da minha amiga e leitora da rede Fabiola Scombatti, mamãe da Bruna (4 anos) e Bianca (6 anos). A Bianca tem síndrome de down e esta na escola acompanhando a sua turma, endossei a minha opinião sobre o quanto o brincar inclui!
Durante o desenvolvimento das atividades que você poderá repetir em casa, em período de férias ou não. Consegui conversar com a Fabiola Scombatti sobre o desenvolvimento das meninas e de quebra ganhei uma dica que vai ajudar a Joana nas atividades com tesoura, existe no mercado uma proposta chamada Maped Koopy com mola, a tesourinha infantil além de cortar tem um sistema que pode ser ativado ou não que facilita a ação!
A Bruna tem a mesma idade da Joana e corta papel com uma destreza impressionante, li um artigo uma vez que dizia: Comparou Chorou – uma realidade materna que pode ser perigosa e deprimir, mas que também pode ajudar diante de dificuldades. No meu caso observar a Bruna e Bianca também habilidosa no corte e conversar com a mãe delas ajudou!
Conheci a Fabiola através do CEESD sugiro uma visita na rede deles: CLIQUE AQUI.
Eu não escrevo sobre inclusão, eu me incluo e incluo a minha filha, me distancio da minha própria ignorância diante de uma pessoa com deficiência convivendo e vivendo, de quebra compartilho com você que vai compartilhar com outra pessoa!
Trabalhar a representação do corpo humano é importante para ajudar a criança a desenvolver seu lugar no espaço e se conscientizar de tudo que ela é capaz de fazer. Através do uso de formas geométricas simples (círculos, triângulos) associada ao uso da massinha (esta que pode ser produzida em casa – veja receita em anexo, ou comprada; esticada em cobrinhas por instrumentos/forminhas especiais ou pelas próprias crianças) podemos representar o corpo humano de diferentes formas. Use a sua imaginação!
Receita de Massinha caseira:
1 xícara de sal.
4 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara e meia de água.
3 colheres de sopa de óleo.
Corante alimentício.
Misture tudo até parar de grudar.
Dica: se você tingir a água com o corante o mesmo não tinge a sua mão. A cor não ficará tão viva.
Materiais:
Se não tiver palitos, pode prender os pratos descartáveis direto nas mãozinhas mesmo, com elástico ou fita.
Agora é só escolher um espaço que pode ser dentro de casa (indoor) ou fora de casa (outdoor).
Espero que através dessas possibilidade apresentadas você viva momentos incríveis com os seus filhos, não apenas nas férias. E essa produção envolveu várias pessoas incríveis que vivenciaram de alguma maneira essa experiência.
Fotografia: https://www.facebook.com/sonhosproducao/
Atividades propostas pelo corpo de professores e auxiliares do Anglo Kids unidade Taquaral
Veja +