A boca é o portal da saúde, isso significa que os cuidados bucais são inteiramente ligados com todo processo que envolve a saúde geral da criança (e dos adultos também!).
Cada vez mais, percebemos crianças com bruxismo, e sabe-se que este sintoma está vinculado a agitação e stress físico e/ou emocional.
A dica mais importante é tentar evitar excessos de atividades cognitivas e hiper-estimulação sensorial muito comuns nas crianças atualmente. Desta forma os pais estarão contribuindo para amenizar os fatores predisponentes do habito de ranger os dentes.
Outras dicas:
Os bebês de 6 meses de idade até 2 anos e meio estão na fase de nascimento dos dentes, serão 20 dentes no total. Os bebês “estranham” o acontecido, muitos estressam, outros rangem os dentes e outros ainda tem muitos sintomas de desconforto. Mas não se assuste, costuma ser “normal” nesta fase estes episódios acontecerem. Estimule seu bebê a brincar de verdade e antes de dormir pode oferecer o famoso Chá de camomila (todos os dias) pois é natural e acalma, e as mães que amamentam, dê muito leite materno.
O emocional está diretamente envolvido com as causas do bruxismo. Crianças com bruxismo são normalmente agitadas, perfeccionistas, hiperativas e/ou ansiosas.
Para ficar alerta, sabe –se que o ranger dos dentes pode estar relacionado com verminose, então ao primeiro sinal deste distúrbio é interessante os pais ou responsáveis posicionarem o pediatra sobre esta possibilidade. Uma consulta ao odontopediatra também é bem vinda!