O período de volta às aulas chegou e, com ele, naturalmente surgem dúvidas, na cabeça das crianças e adolescentes, mas também, e talvez principalmente, em suas famílias.
Um ano letivo novo costuma sempre vir acompanhado de mudanças. Colegas que chegam de outras escolas, professores que ainda não conhecemos, rotina e materiais diferentes… E com eles, as perguntas: “Será que meu/minha filho(a) vai ser adaptar?”, “Será que será acolhido ao grupo com tranquilidade”?, “Será que dará conta dos desafios do novo ano?”.
Por isso, conversamos com profissionais do Colégio Anglo Taquaral e recolhemos informações sobre o trabalho que fazem em cada segmento, do Infantil ao Médio.
A participação da família nesse processo é decisiva. Por isso, antes do início das aulas já fazemos a primeira reunião de pais, desde o Toddler 1 (2 anos) até o Kinder 2 (5 anos), para apresentar os professores e a rotina do nosso trabalho na série em que o(a) filho(a) dele se encontra. Tudo é explicado com detalhes, para que os pais fiquem seguros e transmitam essa segurança aos pequenos.
Nosso calendário de início de ano letivo é organizado com dias e horários especiais, nos quais, para os alunos mais novos, os pais ou algum outro adulto referência indicado pela família podem estar presentes em sala de aula. Planejamos um esquema de trabalho diferenciado a fim de que as crianças se familiarizem com o ambiente escolar progressivamente, priorizando seu bem-estar e respeitando seu ritmo.
Com a parceria-família escola e a presença física dos responsáveis, quando necessária, o processo de adaptação acontece pautado no diálogo e na confiança. Na medida em que as crianças vão se sentindo mais seguras, os pais estarão dispensados de permanecer na escola e a rotina escolar se constitui naturalmente.
Como a família pode contribuir:
Com a mudança de segmento, oferecemos no Year 1 e Year 2, um espaço exclusivo em uma casa entre a Educação Infantil e demais segmentos da escola, para que não haja uma ruptura repentina e garantindo que a criança atravesse essa fase de transição sentindo-se segura e capaz de assumir novos desafios.
Com essa localização geográfica, nossos alunos de Year 1 e Year 2 utilizam tanto a horta, a brinquedoteca, o parque, o refeitório, a Pet Farm, espaços que servem à Educação Infantil, como os demais ambientes da escola: Biblioteca, Laboratório de Ciências e o Espaço Little Maker. Esse último, integra a ludicidade com a tecnologia e leva os alunos a colocarem a mão na massa para formar pessoas de atitude: colaborar, planejar, criar e persistir para conquistar.
Do 3º ao 5º ano, os alunos passam por um processo de adensamento do conteúdo e da formação literária, sempre acompanhados de perto pela professora e a auxiliar da turma, com a contínua preocupação da manutenção das vivências lúdicas e do uso da imaginação.
Como a família pode contribuir:
Para auxiliar os alunos nesse processo, o Colégio Anglo Taquaral oferece espaços de orientação de estudo e organização da rotina extra escola com as Orientadoras Pedagógicas do segmento. Logo nas primeiras semanas do ano, após o horário escolar, os alunos novos no Fundamental II têm encontros agendados para ajuda-los a planejar seu dia-a-dia, garantindo um espaço diário para estudo em casa, bem como momentos para atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer e descanso.
Por meio desse acompanhamento, o Colégio continua a oferecer aos alunos um olhar individualizado para suas especificidades, seja na organização da rotina, seja na forma de estudar, colaborando com a construção da responsabilidade do estudo autônomo.
Como a família pode contribuir:
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Serviço:
Anglo Campinas – Taquaral
R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 545
(19) 3256-682