O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR – ENSINO MÉDIO

UMA AVENTURA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
11 de fevereiro de 2019
MAURÍCIO DE SOUSA EM CAMPINAS
12 de fevereiro de 2019

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR – ENSINO MÉDIO

Alunos do Ensino Médio do Anglo Unidade Taquaral em Campinas. Adaptação Escolar Arquivo: Anglo


Um ano letivo novo costuma sempre vir acompanhado de mudanças. Colegas que chegam de outras escolas, professores que ainda não conhecemos, rotina e materiais diferentes… E com eles, as perguntas: “Será que meu/minha filho(a) vai ser adaptar?”, “Será que será acolhido ao grupo com tranquilidade”?, “Será que dará conta dos desafios do novo ano?”.


ADAPTAÇÃO ESCOLAR

Os pais e responsáveis, mais conscientes de todas as novidades que estão por vir do que as crianças e adolescentes, que encaram tudo com mais leveza e naturalidade, precisam receber informações da escola, pois também passam por um processo de adaptação tanto quanto (ou até mais) do que os alunos.

Por isso, conversamos com profissionais do Colégio Anglo Taquaral e recolhemos informações sobre o trabalho que fazem no ensino médio.

ENSINO MÉDIO

Alunos do Ensino Médio do Anglo Unidade Taquaral em Campinas.
Arquivo: Anglo
  • Principal desafio: Consolidar suas potencialidades acadêmicas e emocionais para enfrentar as exigências das principais provas dos vestibulares nacionais
  • Como a escola atua: O Ensino Médio do Colégio Anglo Taquaral passa a contar em 2019 com uma proposta formativa que oferece densidade acadêmica vinculada a formação cultural e humana.

Com carga de aulas que se estende também para algumas tardes; Simulados que colocam o aluno em contato com questões e condições de aplicação fiéis ao ENEM oficial; Trabalhos em grupo multidisciplinares, que estimulam o aluno a estabelecer relações entre conceitos trabalhados em sala e filmes escolhidos criteriosamente, promovendo a ampliação do conhecimento de mundo e do repertório argumentativo, entre outros diferenciais, os alunos são preparados desde o 1º ano, de maneira gradual e contínua, para chegarem fortalecidos e confiantes aos vestibulares.

A nova proposta traz ainda uma metodologia desenvolvida nos Estados Unidos e que vem sendo implantada em escolas do Canadá e Finlândia, a Flipped Classroom ou Aula Invertida. Nela, o aluno toma contato antecipado com os conceitos que serão abordados em sala de aula, anotando suas dúvidas. Em aula, durante a explicação do professor, as dúvidas serão sanadas e a compreensão será facilitada pelo contato prévio, tornando a aprendizagem e a interação com o professor mais dinâmicas e produtivas e havendo mais tempo para a realização dos exercícios e aprofundamento do conhecimento.

COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR

  • Promover a responsabilidade e a autonomia com os estudos;
  • Oferecer apoio e compreensão no processo de escolha profissional;
  • Estabelecer diálogo sobre objetivos e foco, explicitando o papel fundamental da dedicação para alcançá-los;
  • Reservar um espaço para estudo em casa, silencioso e organizado.

http://www.angloedu.com.br/taquaral