Um ano letivo novo costuma sempre vir acompanhado de mudanças. Colegas que chegam de outras escolas, professores que ainda não conhecemos, rotina e materiais diferentes… E com eles, as perguntas: “Será que meu/minha filho(a) vai ser adaptar?”, “Será que será acolhido ao grupo com tranquilidade”?, “Será que dará conta dos desafios do novo ano?”.
Os pais e responsáveis, mais conscientes de todas as novidades que estão por vir do que as crianças e adolescentes, que encaram tudo com mais leveza e naturalidade, precisam receber informações da escola, pois também passam por um processo de adaptação tanto quanto (ou até mais) do que os alunos.
Por isso, conversamos com profissionais do Colégio Anglo Taquaral e recolhemos informações sobre o trabalho que fazem no ensino médio.
Com carga de aulas que se estende também para algumas tardes; Simulados que colocam o aluno em contato com questões e condições de aplicação fiéis ao ENEM oficial; Trabalhos em grupo multidisciplinares, que estimulam o aluno a estabelecer relações entre conceitos trabalhados em sala e filmes escolhidos criteriosamente, promovendo a ampliação do conhecimento de mundo e do repertório argumentativo, entre outros diferenciais, os alunos são preparados desde o 1º ano, de maneira gradual e contínua, para chegarem fortalecidos e confiantes aos vestibulares.
A nova proposta traz ainda uma metodologia desenvolvida nos Estados Unidos e que vem sendo implantada em escolas do Canadá e Finlândia, a Flipped Classroom ou Aula Invertida. Nela, o aluno toma contato antecipado com os conceitos que serão abordados em sala de aula, anotando suas dúvidas. Em aula, durante a explicação do professor, as dúvidas serão sanadas e a compreensão será facilitada pelo contato prévio, tornando a aprendizagem e a interação com o professor mais dinâmicas e produtivas e havendo mais tempo para a realização dos exercícios e aprofundamento do conhecimento.