Coleta de sangue do cordão umbilical da Jasmim pela CRIOGÊNESIS no Hospital Maternidade de Campinas. Juliana Franco, produtora de conteúdo da rede Campinas Com Crianças durante o parto. Imagem Kadrizi Clepaldi
Arquivo Campinas Com Crianças.
Do mesmo modo que a quase seis anos atrás no nascimento da Joana, coletar a célula tronco da Jasmim era uma certeza.
COLETEI O SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL DO MEU PRIMEIRO FILHO, DEVO FAZER O MESMO PARA O MEU PRÓXIMO FILHO?
Todas as vezes que pensei sobre o assunto, geralmente durante a administração do orçamento doméstico, me perguntei sobre a importância da também coleta do sangue do cordão umbilical da Jasmim.
A tendência mundial na área de transplante de células-tronco é a utilização da própria célula-tronco do indivíduo(autólogo), pois é uma terapia em que não é necessário utilizar altas doses de imunossupressores que eleva a mortalidade do procedimento.
Na área de engenharia de tecidos, que inclui a colocação tópica de células-tronco no coração (INCOR) e na medula espinhal (Instituto de Ortopedia), usam a própria célula-tronco do indivíduo devido o risco de rejeição.
Na leucemia mielóide aguda, doença em que a evolução é dramática, é possível a utilização do sangue do irmão para obtenção de um efeito anti-leucemia bastante potente. É interessante ressaltar que a resposta deste tipo de transplante é muito melhor quando usamos o sangue de cordão compatível da própria família (irmão) do que provindo de fonte pública (banco público de cordão).
Em virtude do número limitado de células-tronco contido no sangue de cordão umbilical, principalmente quando o paciente possui peso superior a 50 Kg, a literatura têm avaliado a possibilidade de utilizar dois produtos coletados compatíveis (habitualmente familiares) num único transplante.
Apesar de concluir que investir na manutenção desse serviço de saúde preventivo pesará no orçamento doméstico, aderi.
O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO?
São células jovens que apresentam a capacidade de auto-renovaçãO (geram células filhas idênticas em forma e função a si próprias) e de originar todas as células do sangue.
Além disso, pesquisas mostram a possibilidade da Célula-Tronco regenerar outros órgãos e tecidos não pertencentes ao sistema sangüíneo.
QUAL É O USO REAL DAS CÉLULAS-TRONCO?
Atualmente, as Células-Tronco são utilizadas para recuperar o sistema hematopoético (células sangüíneas) de pacientes submetidos à quimioterapia e/ou à radioterapia.
Nessas situações, a infusão das Células-Tronco é vital, uma vez que a quimioterapia e/ou a radioterapia também destróem as Células-Tronco do paciente.
CÉLULAS-TRONCO DO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL
Obtidas no momento do parto.
Garantia de 100% de compatibilidade com o doador, seu filho.
A coleta não oferece risco para a mãe e nem para o bebê.
Minorias étnicas apresentam maior dificuldade de encontrar um doador compatível.
Mais de 30.000 transplantes realizados.
Mais de 80 doenças já foram tratadas.
Há pesquisas para: diabetes tipo 1, lesão medular, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, lesões da córnea e doenças neurológicas como Parkinson entre outras.
Indicação para famílias com histórico de doenças graves.
Probabilidade de encontrar doador compatível na população em geral é de 1 para 100.000.