Ir até o litoral paulista depois de meses distante do mar, praticamente nos obriga e nos limita ao lazer na areia e aos mergulhos na água salgada, com aquela porção de camarão, cervejinha gelada e agua de coco, só observando as crianças brincarem na areia. Poderia ser suficiente, não fossem as outras possibilidades incríveis que esse destino abriga, como por exemplo alimentar pinguins e tocar com segurança nos ouriços do mar. Isso só é possível no Aquário de Ubatuba.
A pouco mais de um mês visitei a cidade com a família e com amigos, no melhor estilo “farofa”, não me interpretem mal, a aventura de descer para o litoral em comboio, preparar a bolsa térmica e fazer aquele rateio na compra do supermercado, me encantam tanto quanto uma pousada ou um resort de luxo. São realidades diferentes, mas ambas muito divertidas, cada uma com suas peculiaridades. No atual cenário econômico, essa proposta garantiu fartura e aventuras, economizando com o rateio na hospedagem.
Além da diversão garantida proporcionada pela praia em si, e os quiosques que servem aquelas porções deliciosas com vista privilegiada de “cara pro mar”, fui buscar mais. Queria proporcionar para a Joana uma aventura pelo oceano, foi quando me lembrei do Aquário de Ubatuba e encaixei o passeio, em uma manhã dos três dias de permanência no litoral.
Aquário de Ubatuba
Trata-se de um aquário pequeno, mas com grande diversidade, é o primeiro aquário privado do Brasil, tem como diretor o Sr. Hugo Gallo Neto, que por coincidência ou não, é campineiro. O foco da atração é a educação ambiental. Interatividade é a palavra-chave, as crianças vivenciam e interagem nos setores do aquário acompanhados de profissionais como a Mari, que me contou tudo isso e mais um pouco.
Passear no aquário com a Joana, seria uma experiência incrível, mas eu ainda quis explorar o potencial do local como ponto de encontro, tenho uma amiga que mora na região, a Daniela Moreal que é proprietária do Blog Surpresas da Vida e também relatou todo o passeio por lá com mais imagens, uma oportunidade e tanto para você avaliar o quanto essa atração pode ser legal.
A assistente de comunicação do aquário, Carolina Zambelo, me mostrou os bastidores, principalmente na época de sazonalidade, evidenciando nos projetos de educação e pesquisa o quanto desafiador é manter a atração funcionando o ano todo! Sim meus amigos leitores, o Aquário de Ubatuba funciona o ano todo.
Você sabia que toda carne de cação é de tubarão?
Você sabia que um pinguim come de 5 a 6 peixes por dia?
Você sabia que quando toca uma estrela do mar em sua parte superior, na verdade está tocando o bumbum dela?
Você sabia que a morea não dá choque?
…essas e muitas outras descobertas estão lá a sua espera e a espera dos seus filhos. Levei comigo uma amiguinha da Joana, a Yamim Tressoldi de 10 anos, reparei na desenvoltura dela durante o passeio e conclui que foi mais encantador para ela, do que para mim. Isso por que muito do que ela está vendo na escola, estava bem ali, diante dos seus olhos. E adivinhem? Ela registrou tudo no celular para dividir com os amigos quando voltasse de viagem, inclusive que alimentou os pinguins.
Diariamente em dois horários as crianças podem alimentar os pinguins guiados pelos profissionais, trata-se de uma experiência indescritível, chega a parecer uma aventura no oceano, um tremendo encantamento para pais e filhos. Consulte mais informações e horários no site www.aquariodeubatuba.com.br ou clicando AQUI.
O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em fevereiro de 1996 por um grupo de oceanólogos.
Desde sua inauguração, já recebeu milhares de pessoas, que puderam absorver conhecimentos e serem sensibilizadas acerca da importância da conservação do meio ambiente marinho e da riqueza de sua biodiversidade.
Tendo como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação do meio ambiente, o Aquário de Ubatuba foi o primeiro Aquário Privado aberto à visitação pública no país, tendo sido, também, pioneiro em diversas áreas tais como:
– Foi o primeiro no país a introduzir o conceito de tanque de toque, por meio do qual os visitantes, através do contato com os animais e de acompanhamento, sempre de um monitor, podem aprender com maior facilidade conceitos de biologia e conservação;
– Montou o primeiro aquário de Águas-Vivas do Brasil, que encanta turistas e ensina um pouco mais sobre estes animais que fascinam a todos;
– O Aquário de Ubatuba mantém Convênios com 110 instituições de ensino e pesquisa para realização de estágios e pesquisas conjuntas;
– O Aquário de Ubatuba serviu como referência e, posteriormente, através da empresa Terramare pôde replicar a ideia em outros pontos do país. Desta forma, Aquários já realizados ou em projeto, como os de Aparecida/SP, Oceanário de Aracajú/SE, Aquário da Bacia do Rio São Francisco em Belo Horizonte/MG, Aquário de Rio das Ostras/RJ, Aquário do Parque Escola Sabina em Santo Andre, Aquário do Pantanal em Campo Grande/MS e Oceanário Brasil em Rio Grande/RS contaram com o apoio da equipe técnica do Aquário de Ubatuba e da empresa Terramare.
O Oceanólogo Hugo Gallo Neto, fundador e Diretor-Executivo do Aquário de Ubatuba, diz que “a Educação Ambiental é prioridade no Aquário de Ubatuba, pois aqui aplicamos o conceito de edutainment (do inglês a fusão das palavras education=educação +entertainment=entretenimento), permitindo que os visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em um passeio, aprendam e passem a valorizar e respeitar nossa biodiversidade aquática e marinha”.
Desta forma, o idealizador do projeto acredita estar contribuindo através da educação ambiental e do trabalho prático, para o conhecimento, valorização e consequente conservação dos ambientes costeiros e de água doce do país.
Os Oceanos ocupam mais de 70% da superfície de nosso planeta, muito contribuem para a existência e para a propagação da vida, inclusive em uma de suas formas mais elaboradas: a humana.
Propriedades da água marinha forneceram e ainda fornecem os meios pelos quais a vida consegue evoluir.
Na preservação dos mares podem-se encontrar muitas das chaves para a sobrevivência do planeta.
A vida veio do mar. (Fonte: aquariodeubatuba.com.br)
A aventura por Ubatuba continua em outros conteúdos, mas por enquanto aventure-se no Aquário de Ubatuba.
Com amor.
Serviço / Expediente
Durante o ano letivo o Aquário abre diariamente funcionando das 10:00 às 20:00 horas de domingo a quinta. Sexta e sábado aberto das 10:00 as 22:00 horas. Nas férias escolares o Aquário de Ubatuba abre todos os dias das 10:00 às 22:00 horas
Ingressos Online: http://www.guicheweb.com.br/aquariodeubatuba ou Clique Aqui
Fotografia: Simoni Stefani