Conforme experiência vivida, uma longa reflexão, e lágrimas de mãe durante a consulta com a Dra. Juliana Morelli, concluo que o medo de dentista não é da filha, mas sim da mãe!
Juliana Franco Produtora do Campinas Com Crianças mãe da Joana e da Jasmim
Apesar de a consulta com a Dra. Juliana Morelli, graduada pela Universidade de Araras, especialista em odontopediatria pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, ser mais incrível do que um passeio no parque em um domingo ensolarado, eu chorei!
As minha lágrimas maternas foram de emoção.
Observar toda a dedicação da equipe, as ferramentas lúdicas, o desenrolar da consulta com mãos pacientes e gentis, resultando em uma filha com dentes limpos, caries removidas e sorriso no rosto sem traumas, me fez chorar de emoção até hoje!
Cuidar dos dentes por aqui é desafiador para a filha e para a mãe! …a pequena hoje com seis anos, depende de incentivo e rotina aplicados por um adulto, ou seja, eu preciso ter disciplina.
Nossos filhos são nossos reflexos, inclusive quando o assunto é higiene bucal!
Por aqui assino mais uma vez o atestado de fracasso materno, graças a Deus eu encontro pessoas / profissionais / instituições, que me ajudam a prevenir novos episódios.
O protocolo de atendimento da Dra. Juliana Morelli envolve paciência, amor e muito carinho com as crianças!
Podem apostar que após a consulta lúdica, um bate-papo sério entre adultos acontece, e é nessa hora que a gente sorri grato com direcionamentos preventivos que evitam que nossos filhos sofram por causa dos dentinhos.
Quando o seu bebê completar dois ou três anos, ele deverá ter 20 dentes de leite na boca: dez dentes superiores e dez dentes inferiores.
Os pais devem permanecer alertas e contar o número de dentes, porque algumas crianças podem ter dentes extras ou ausentes.
Funções dos dentes de leite:
• Conduzir os dentes permanentes em formação abaixo deles a uma correta posição;
• Manter a integridade das arcadas dentárias para que se estabeleça o adequado desenvolvimento e crescimento orofacial da criança;
• Permitir que a criança fale, mastigue e degluta alimentos corretamente;
• Favorecer a estética, dando a criança um sorriso bonito e saudável.
Quando as crianças completam cinco ou seis anos de idade, os dentes permanentes começam a surgir no fundo da boca. Esses são os primeiros molares permanentes. Ao mesmo tempo, os dentes de leite da frente começam a ser trocados.
Esta troca deve acabar por volta dos 11 ou 12 anos de idade. Nessa fase, mais dentes irão surgir no fundo da boca; serão os segundos molares permanentes.
Os dentes de siso (terceiros molares permanentes) normalmente aparecem em diferentes idades, geralmente depois dos 17 anos. Existe a possibilidade de alguns indivíduos não possuírem os dentes do siso.
É fundamental ter em mente que os primeiros molares permanentes podem erupcionar antes da perda de qualquer dente de leite, e que muitas vezes os pais não os percebem. Esses dentes são muito importantes, mas estão mais sujeitos a cárie na fase de crescimento. Por isso, esses dentes devem ser cuidadosa e individualmente escovados tão logo quando apareçam.
Informação com amor e sem medo de dentista!