Escrever sobre mecânica automotiva, é um desafio para o feminino. Estatísticas mostram que mulheres dirigem melhor do que os homens, mas administrar a mecânica do veiculo ou buscar profissionais capacitados para tal, continua exigindo atenção e muita presença de espirito na hora de discutir sobre o assunto.
Dados de 2015 do portaltransito.com.br, comprovam que mulheres são mais cautelosas no transito, causando assim menos acidentes. O estado de São Paulo tem o maior número de motoristas do Brasil, aproximadamente 20Milhões, na região sudeste há quase 4Milhões de mulheres a mais do que homens, ainda em pesquisas no mesmo ano, o DETRAN identificou um crescimento de 30% no numero de mulheres habilitadas. Esses dados com certeza movimentam uma economia oportunista, quando o assunto é mecânica automotiva.
Recentemente me coloquei em uma posição difícil, já que assumi a revisão do veiculo da família, buscar essa manutenção na oficina mecânica da concessionária me pareceu o mais seguro e sensato. Quando recebi o orçamento, que ia muito além da revisão programada proposta pela marca, precisei me atirar no mercado e pesquisar. O peso que me lançou nessa busca foi um orçamento de aproximadamente R$9Mil, esse valor pagaria os custos das peças e mão de obra da revisão de 80Mil Km do veículo Pajero TR-4 Mitsubishi.
Mulheres tem um excelente habito de se comunicar, busquei auxilio em um Grupo no Facebook, e encontrei uma oficina mecânica chamada RobiCar, a surpresa que me acolheu além de um orçamento possível, foi que uma família estava a frente desse negócio, eu fui atendida por uma mulher. A Tatiana Silva, me apresentou detalhes do serviço que colocaria a minha família em segurança, já que freios precisavam ser feitos.
O Robinho com toda a paciência do mundo me explicou e separou cada peça removida do meu carro, comunicando a real importância da troca, enquanto tudo isso acontecia nossas filhas brincavam, em um ambiente “nada feminino”, talvez por isso, quando o assunto é mulher no volante, as oficinas mecânicas brilham os olhos ao ouvir o tilintar das moedinhas.
A ignorância feminina quando o assunto é carro, atravessa gerações, mas isso tem mudado, evoluímos quando saímos da nossa zona de conforto, e com certeza as nossas filhas não sentirão essa deficiência, já que é possível colorir usando um pneu como mesa em uma oficina mecânica.
Um conteúdo sobre mecânica automotiva para mulheres esta sendo desenvolvido. Nesse momento divido mais uma vez uma historia pessoal, que não tem fim, já que a “mãe…torista” não pretende parar de dirigir. Por enquanto a expressão que é titulo desse texto, continua fazendo sentido, a Rebimboca da Parafuseta é a designação perfeita para uma peça cujo nome ou função não são conhecidos do motor de um automóvel.
Serviço: RobiCar Centro Automotivo de Nacionais e Importados Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 171 Campinas SP
Fotografia Documental: Zaratini Fotografia
(19) 9 9421-6492
wrzaratini@hotmail.com