Que tal substituir a lógica da economia pela lógica da arte? …é lucrativo também, pode apostar.

EXPRESSO KIDS, VOLTA NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO
25 de agosto de 2017
Ondei Ir com Crianças em Campinas
Agenda Semanal – Programação Infantil em Campinas – 01 e 02/09
1 de setembro de 2017

Que tal substituir a lógica da economia pela lógica da arte? …é lucrativo também, pode apostar.

O lucro proveniente do envolvimento com a arte é destinado a alma, ao ser. Forma cidadãos desprendidos de preconceitos, atentos e abertos ao diferente. Ensina a respeitar e refletir sem julgar, apenas admirando, vezes executando um movimento, afinal é a diversidade que faz as coisas dançarem. Esse “ponta pé” no conteúdo é uma reflexão de várias colocações da Professora Veronica Fabrini, que representou a UNICAMP na coletiva de imprensa da Bienal Sesc De Dança 2017.

Não vou dividir com você releases, vou dividir minhas impressões pessoais formadas por uma vida de expectadora atenta quando o assunto é ARTE, em todas as suas formas. Não pensem que sou “aquela” alternativa, com cara de inteligente admiradora de obras em museus e entendida quando o assunto é literatura, leio bem pouco para dizer a verdade. Eu sou como a massa, ignorante quando o assunto envolve arte e cultura, fui preparada para o mercado formal de trabalho, por pais que viam nos centros de compras a melhor opção de lazer para a família, afinal o brinquedo legal da TV e opções gastronômicas que o pouco dinheiro que ganhavam podia pagar, era onde o suado dinheiro precisava ser gasto. Essa história se repete por aqui, mas eu consigo alternar com doses de teatro infantil e como expectadora de intervenções artísticas variadas, mesmo quando não as compreendo na essência, confesso que o nudismo me incomoda um pouco, mas a arte é para isso mesmo, provocar. Ligo o botão do “nem ligo” para os olhares dos que deduzo entender mais do que eu, e encaro uma observação atenta do que me é apresentado.  As aspas no parágrafo anterior, na verdade oculta meu desejo em usar outro termo – mas poderia ofender, não arriscaria perder esse leitor mais polido.

A programação da Bienal Sesc De Dança 2017 já está disponível, acontece de 14 a 24 de setembro, e inclui programação infantil. CLIQUE AQUI

“Falar de dança pode parecer fora do contexto atual. Mas não para nós. Num momento em que grandes problemas e questões são discutidas, sabemos que a arte e a cultura têm papel relevante na formação, no desenvolvimento e na perspectiva efetivada nossa realidade. Por isso a nossa luta permanente, para falar, para insistir, para dizer aquilo que nós achamos importante”. Danilo Santos de Miranda – Diretor do SESC

Esse Sr. muito inteligente e acessível na comunicação, me contagiou a compartilhar com você o que desde que minha filha nasceu, pouco mais que três anos, passou a ser objetivo. Eu realmente acredito que mais do que o exemplo, respeitando as pessoas e suas diferenças e sendo honesta, a inserção dela em ambientes onde a ARTE acontece, irá prepara-la para ser uma pessoa muito melhor do que eu.

Sou prática e administro o orçamento doméstico como você, por isso entendo quando uma mãe ou pai diz que levar os filhos ao teatro é caro. Mas reflita um pouco e ponderem essa questão. Economizamos muito para adquirir bens materiais, e momentos em restaurantes especiais, mas dedicamos pouco tempo para estruturar essa renda para desfrutar da arte, muitas vezes gratuitas ou com custo razoável. Talvez em alguns casos e momentos, pode ser mesmo um desinteresse e pouca valorização da proposta. Conheço crianças que tem bonecas de R$300,00 que nunca foram ao teatro com os pais. Sem julgamentos por favor, mas convido você a refletir comigo, sobre o quão especial deve ser para o imaginário infantil ver um personagem vivo interagindo no palco, e mais que isso, como será essa lembrança no futuro quando essa criança se lembrar das mãos dadas ou do abraço acolhedor dos papais diante do leão covarde feioso e “assustador” do Mágico de Oz ao vivo frente a ela.

Meu filho não gosta de teatro!

…é bem difícil competir com o YouTube e com os tais brinquedos incríveis. Mas uma vez ouvi que para você afirmar não gostar de algo era necessário provar dez vezes. Deixemos de interferir no gosto dos nossos filhos, e passemos a proporcionar para eles experiências que não atuam com técnicas insistentes e cientificas de marketing.

#DicaFederalDaMaeDaJoana

Você sabia que a criatividade está totalmente relacionada a produtividade. Que pessoas criativas lidam melhor com crises familiares e financeiras?

Não há lugar melhor para estimular a criatividade de um adulto do que desfrutando do trabalho de atores e dançarinos, ali, na proximidade que o teatro permite. No calor da voz e expressão, no figurino vezes precário, mas que com o corpo ganha vida e glamour.

 É pouco para você?

Sugiro observar a feição dos seus filhos durante um espetáculo, ou diante de algo novo que envolve uma história bem contada, vai te fazer suspirar. E se ele só viver isso na escola você não vai ver!

“A tolerância e o humanismo, o espirito crítico e a visão ampla de mundo estão diretamente ligados à arte e cultura”. Danilo Santos de Miranda – Diretor do SESC

Sobre o lucro monetário, um evento como esse movimenta a economia, e coloca o município em evidencia mundialmente. Hotéis e restaurantes ganham vida, empresas e empresários são sacudidos para patrocinar e proporcionar essas experiências indiretamente, em contrapartida ganham o luxo de contribuir positivamente na formação dos seus consumidores e também evidência no relacionamento com esses eventos.

#BIENALSESCDEDANCA2017

CONHEÇA O SESC