VACINA SEM CHORO NEM TRAUMA COM REALIDADE VIRTUAL

H&M Espaço Saúde e Beleza em Campinas PERFEITO PARA MÃES
11 de novembro de 2017
SEU FILHO ANDA SOZINHO EM UMA RUA COM 3 BILHÕES DE PESSOAS? …segurança nas Redes Sociais
16 de novembro de 2017

VACINA SEM CHORO NEM TRAUMA COM REALIDADE VIRTUAL

Realidade Virtual Vacinação Divertida

Destaco que a intenção desse conteúdo é informar sobre uma tecnologia interessantíssima que avaliei e testei pessoalmente. Questões relacionadas aos protocolos do sistema publico de saúde, ou ligados ao calendário de vacinação das crianças não serão abordadas. Preparem-se para conhecer uma possibilidade que chegou em Campinas através da Clinica Previna pioneira no quesito “protocolo da dor” no assunto vacina, através do olhar e relato pessoal da colunista mãe da Joana. Realidade virtual na hora da vacina já é realidade.

Clínica Previna Campinas

 

*sempre consulte o pediatra do seu filho.

…eu vivi o trauma da vacina e afirmo não gostar de ouvir o choro apavorado da minha filha no momento da vacinação, mesmo sabendo da importância da ação.

As primeiras vacinas da Joana foram no Posto de Saúde, com direito a vovó experiente e firme no controle, corredores lotados e mãe aflita chorando do lado de fora da sala de vacinação, enquanto a bebê estridente chorava do lado de dentro, “startando” inúmeros outros choros infantis solidários. Com o passar do tempo, e a necessidade de algumas doses não disponíveis no sistema público, recorri a clinicas particulares, no caminho encontrei a Clinica Previna e o “PROTOCOLO DA DOR”.

Dentro desse protocolo proposto, o agendamento On-Line com data e hora marcados elimina a possibilidade de um ambiente abarrotado de pessoas. Para conhecer o agendamento  On-Line CLIQUE AQUI.

Recepção Clínica Previna Campinas

…um anestésico é aplicado previamente e sorrisos em um ambiente lúdico acolhem.

A PREVINA é a 1ª clí­nica em Campinas a implantar o procedimento de vacinação com suporte de realidade virtual.

Esta novidade se encaixa dentro do conceito do nosso “Protocolo da Dor”, com o objetivo de fazer da imunização uma experiência cada vez mais tranquila e agradável. Convenhamos que dor e temor serem necessários as vezes, está um pouco antiquado!

Com a realidade virtual, a tecnologia se alia ao acolhimento para minimizar o medo, stress e tensão na hora de vacinar. A criança se distrai com o filme e a vacinação acontece de forma rápida e divertida! E o melhor: A garotada se diverte e o envolvimento nesse ambiente lúdico ajuda para que se vença o medo de tomar vacina.

Sabemos que acalmando os filhos, acalmamos também os pais. O resultado é uma experiência alegre, com ares de inovação.

Vacinação com Realidade Virtual / Clinica Previna
Fotografia: Marina Martensen Na Previna, a vacinação com realidade virtual acontece numa sala devidamente preparada, com higienização adequada e todo o cuidado necessário para que o procedimento ocorra de forma segura e confiável.

Para maior tranquilidade, a vacinação com realidade virtual é aplicada na presença dos pais ou responsável.

Consulte a equipe Previna para detalhes sobre o procedimento, as vacinas disponí­veis para aplicação com procedimento de realidade virtual, e idades mínima para que a criança possa participar-inicialmente o procedimento está sedo disponibilizado para crianças com faixa etária de 8 anos.

Como funciona a vacinação com realidade virtual?

Na Previna, nosso protocolo para vacinação com realidade virtual começa já na recepção, quando os pais que desejam optar pelo procedimento recebem toda a orientação prévia.

Após aplicação do anestésico local, a vacinação acontece enquanto a criança assiste um breve filme de realidade virtual com duração de aproximadamente dois minutos. Para isso, são usados óculos especí­ficos previamente higienizados.

Como é o filme?

Para a vacinação com realidade virtual, A PREVINA disponibiliza um filme criado especificamente para este fim, em três versções, com diferentes personagens: gotinha azul, gotinha cor-de-rosa e urso. No roteiro, a personagem recebe a criança em seu mundo e a convida para defende-los da invasão de um “monstrão”. Para poder enfrentar esse desafio, a criança recebe da personagem dois poderes especiais: o poder azul – que é “frio” e corresponde ao momento em que é colocado o algodão com álcool no braço da criança- e o poder do cristal vermelho, que é “quente” e corresponde ao momento em que é aplicada a vacina.

Realidade Virtual Vacinação Divertida
http://www.previnavacinas.com.br/contato.aspx#previna

Realidade Virtual Vacinação Divertida
Clínica Previna Campinas SP

No final, o monstro do filme é derrotado pela criança, que aponta para ele os raios de superpoderes.

Tudo isso acontece em aproximadamente 2 minutinhos!

A criança, distra­ída com o filme, mal percebe a aplicação da vacina.

O resultado é uma experiência mais agradável para a criança e para os pais que acompanham a vacinação!

Realidade Virtual Vacinação Divertida
…ainda na sala de vacinação após simulação.

…minha opinião.

Diante das vivências traumáticas que aconteceram por aqui, ver a minha filha entrar em uma clinica, brincar e encarar um SIMULADO de vacinação sem derrubar uma lagrima foi incrível. Joana tem quatro anos, me acompanha em algumas produções de conteúdo, já que a maternidade por aqui continua em tempo integral. A ideia era apenas eu, viver a experiência e vestir o equipamento, mas a pequena curiosa não resistiu e se envolveu na proposta, sorriu e ficou estática entretida no filme da gotinha cor-de-rosa.

Eu fiquei tão envolvida em um momento da vivência que realmente me desliguei do resto do mundo ao observar o “monstrão” no fundo da tela. Pessoas conversavam a minha volta e como mágica sumiram por alguns segundos.

Quando a Joana vestiu o equipamento ela não reagiu ao toque da enfermeira em seu braço, aconteceu uma simulação da vacinação, em qualquer outro contexto, com o toque ela puxaria o braço. Destaco que o uso da tecnologia é indicado para crianças com faixa etária de 8 anos, não existe custo adicional e os pais podem ou não solicitar o uso do óculos de realidade virtual.

Simulação de vacinação com Realidade Virtual

Realidade Virtual Vacinação Divertida
http://www.previnavacinas.com.br/contato.aspx#previna

NOSSA VISITA NA CLÍNICA PREVINA TEVE OUTRAS SURPRESAS 

…várias fotografias hipnotizantes estão espalhadas pela clínica. Trata-se das imagens do talentoso Cacio Murilo que ilustram o livro da Sra. Alda de Miranda “Tem Planta que Virou Bicho” – uma literatura leve, com direito a kiwi e alho, que mais parecem um pavão e tartaruga de shitake com nadadeiras de mexerica!

CLIQUE AQUI e confira as imagens incríveis e receitinhas muito especiais, que prometem transformar a hora de comer!

Tem Planta Que Virou Bicho – Alda de Miranda

Endereço UNIDADE I (VACINAS)

Rua Camargo Penteado, 97 Jd. Guanabara – Campinas SP

(19) 3212-0281

 

Fotografia Documental: Marina Martensen