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T.P.M Terça Para Mulheres – DPASCHOAL

Depois da tarde de hoje: me sinto confiante para conversar sobre mecânica básica com o pai da Joana, conclui que muito do que ele diz com relação a combustível e balanceamento realmente é verdade e com certeza não serei mais envolvida por ofertas desnecessárias de redes de postos de gasolina.

 

A tarde de terça-feira na sede da empresa DPASCHOAL em Campinas foi muito informativa e gentil com a mãe motorista que vos escreve. Tem dias que rodo quase 100Km com o carro, cumpro com obrigações domésticas, familiares e do trabalho, isso, sem ter a menor noção de como otimizar o gasto com combustível ou me preocupar com ações simples que garantem o bom desempenho do veículo e principalmente que garantem a segurança dos passageiros.

Você sabia que a periodicidade para calibragem dos pneus é de 15 dias?

Eu com certeza não. Como divido a “Ferrari” com o marido atribuía toda essa responsabilidade a ele. Mas a mãe coruja sou eu né. Por que não olhar com mais atenção para o meio de transporte que leva minha filha e minha família para baixo e para cima?

Vou dividir tudo o que aprendi com vocês agora!

Aprendi tudo no CTTI da empresa, trata-se de um projeto pioneiro que nem foi lançado formalmente, dividirá informações relevantes que vão mudar a vida das pessoas no momento de cuidar do carro. Irá formar clientes bem informados, atentos as reais necessidades e aptos para cobrar um bom serviço de seus prestadores.

Descobri que realmente o uso do Ar-Condicionado interfere no consumo de gasolina e que filtro de ar e filtro de Ar-Condicionado são coisas diferentes. A periodicidade de troca do filtro do ar-condicionado deve ser a cada 10Mil Km. Em pesquisas descobriram que os filtros de Ar-Condicionado de taxis estavam mais contaminados do que os dos centros de compras e até mesmo do metro de São Paulo, justamente por causa da falta de atenção com a manutenção. ECA!

Outro ponto de atenção é com a higienização dos dutos de ar, a empresa e outras no mercado higienizam com nebulização e bloqueiam as saídas de ar do veículo. Dois pontos de atenção foram destacados:

  • Produto bactericida utilizado. Muitas empresas apenas aplicam aromatizadores e não eliminam possíveis germes e bactérias presentes nos dutos.
  • Manter o bloqueio dos dutos por 24h. Muitos clientes removem assim que retiram o veículo da manutenção, quando o Ar-Condicionado é acionado toda a sujeira removida durante a nebulização é lançada para dentro do veículo antes do produto fazer 100% da sua missão de eliminar os germes e bactérias.

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Sobre economia e otimização do uso de combustível, acreditem, o peso do porta-malas também aumenta o consumo, a cada kg a mais dentro do carro, maior o desempenho exigido do motor. Então se o galão de água ou ração dos cães fazem aniversario dentro da mala do seu carro, assim como no meu, você está gastando mais do que deveria em combustível.

Quando o mecânico responsável e paciente abordou o ponto CALIBRAGEM DOS PNEUS eu fiquei apavorada, isso por que, sinceramente nem considerava periodicidade na ação, calibragem e revisão programada estavam vinculadas para mim. Pneus sem calibragem correta (está escrito na porta do condutor, siga as informações do fabricante à risca) interferem na vida útil do assessório caro e vital para o veículo, está diretamente relacionado a economia de combustível e eficiência na distância da frenagem. O ideal é que a calibragem seja executada sempre no primeiro horário de uso do carro.

Quantas vezes um frentista já sugeriu para você que completasse o óleo do carro?

Por aqui isso acontece com frequência, todas as vezes que aceito a olhadinha do atendente do posto de gasolina, admito que só para ele completar o reservatório de água dos limpadores, a frase celebre de completar o óleo acontece. Meus amigos desconsiderem se a marca estiver entre o mínimo e o máximo. Com o carro em movimento o óleo se espalha pelo motor, aquece e baixa naturalmente. Depois de alguns quilômetros rodados ele nunca estará em seu nível normal. Se a revisão estiver em dia e a marca não estiver a baixo do mínimo não é necessário completar.

O último ponto de atenção, talvez um dos mais importantes para a mãe leiga aqui, é sobre o fluido de freio. Esse não deve baixar ou ser completado jamais. Se estiver com o nível baixo é necessário buscar um mecânico imediatamente, pois seu carro deve estar com algum vazamento. Todas as vezes que você completa, você anula o marcador do veículo e ele acaba não apontando o problema.

Então é PROIBIDO completar o óleo de freio.

Dica da Mãe da Joana que aprendeu com a blogueira Carla Falcão e foi endossada pelos especialistas da DPaschoal:

  • No tanque de partida do veículo, abasteça sempre com gasolina aditivada. Os aditivos garantem a qualidade do combustível com o passar do tempo e otimizam a partida.

Tem muito mais informação para dividir com você, mas ficaria até amanhã contando tudo. Se tiver alguma pergunta especifica sobre mecânica básica ou mitos e verdades sobre assuntos relacionados ao seu carro pergunte para a DPaschoal. Eles não irão empurrar serviço em você, desde 2007 a empresa adotou uma política que a princípio reduziu as suas vendas, mas a tornou sustentável, eles fornecem ferramentas onde o cliente verifica junto com o mecânico a real necessidade do serviço ofertado ou disponível.

O exemplo mais interessante é um cartão onde é possível medir a vida dos pneus através de marcações simples e um “tantão” didáticas.

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Com amor motorizado.