Eu e minha família queríamos um Final de Semana fora de Campinas mas com sotaque. Sim um som e uma acolhida diferente do interior paulista.
A cidade escolhida foi Andradas/Minas Gerais;
Distante 121 km de Campinas SP através da Rodovia Dr. Gov. Ademar de Barros com uma estrada confortável e bem administrada por duas praças de pedágio: Jaguariúna R$10,10 e Espirito Sto. Do Pinhal R$7,50.
Realmente a estrada é uma delícia para o papai motorista. Já para a carteira do papai os pedágios não tiveram um sabor tão gostoso, mas valeu a pena, vou contar!
Depois de aproximadamente 1Hora e 30Min. de estrada chegamos ao destino de Andradas MG e aqui começa nossa história com história: Os registros históricos oficiais de Andradas começam em 1792. Antes de ser conhecida como Andradas, essa cidade com natureza exuberante foi chamada de São Sebastião do Jaguary e Vila do Caracol. No Link do Portal Oficial da Prefeitura de Andradas você encontra mais detalhes dessa linda história do município. www.andradas.mg.gov.br
Andradas é conhecida como a Terra do Vinho e tem a vinicultura como forte representante no seu perfil econômico, e nós visitamos uma vinícola.
A Casa Geraldo é uma marca histórica com mais de 30 anos de idade, fundada em 1969 por Luiz Carlos Marcon é traduzida com a seguinte frase: “O bom vinho não é aquele que tem custo alto para valorizar sua qualidade, mas um vinho honesto com valor acessível para poder incentivar cada vez mais o consumo”, palavras do diretor-administrativo Michel Marcon para o Jornal do Comércio.
Fomos recebidos carinhosamente pelo Gerente da Vinícola, Fabio Silva e seus funcionários, um atendimento especial com vasto conhecimento e um acolhimento de “casa da vovó”. Esse tratamento é característica dessa cidade bem mineirinha.
Em um Atrium lindo degustamos os vinhos produzidos por eles. Também abrigam um auditório com capacidade para 45 pessoas bem acomodadas, um Bar Vip, restaurante, sala de degustação e uma loja onde depois de conhecermos todo o processo e produtos. Podemos adquirir essas garrafas de alegria vendidas com alegria e receptividade.
Que felicidade ao ver um parquinho ao ar livre, impecável com brinquedos novos e grama bem aparada, ao redor bancos sob a sombra das arvores para depois do almoço delicioso e uma taça de vinho podermos admirar os pequenos brincar.
Mas Andradas tinha mais para uma tarde de sábado ensolarada, Pico do Gavião. Localizado na divisa das cidades de Andradas MG e Aguas de Prata SP – Propriedade privada de aproximadamente 220mil m2 e infraestrutura completa, o Pico do Gavião é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do Voo Livre e abriga praticantes das modalidades: Mountain Bike, Montanhismo, e Trekking. Além de estacionamento para 300 carros, eles contam com banheiros e fraldário. Na lanchonete tomamos um suco e admiramos uma paisagem de tirar o folego. Poderia ficar admirando por horas a natureza nas alturas do Pico do Gavião. Foi muito legal ver os Parapentes e Asas-Delta, talvez coragem não me falte em uma outra oportunidade, também irei fazer uma nova visita com a família para desfrutar desse local em um final de semana inteiro e escrever uma próxima coluna com mais natureza digamos que selvagem. www.picodogaviao.esp.com
E como toda cidadezinha do interior encontramos a praça da Igreja Matriz com um coretinho romântico e feirinha com balões e pipoca, muito convidativo para um passeio de mãos dadas e neném de cavalinho no papai.
A opção para o Jantar foi o restaurante Roma Pizzaria & Choperia, sentamos na varanda do restaurante com vista para a praça. A pizza de massa fina e bem assada, a mais caprichada da região realmente fez a diferença nesse sábado de turismo em família. O cardápio dessa pizzaria mineirinha me encantou, opções para todos os paladares. Forno a lenha e atendimento acolhedor do proprietário Rafael Ferio e seus funcionários transformou um simples jantar em família em uma feliz experiência gastronômica.
Nosso QG (quartel general) foi na propriedade da família, por isso não terá informações de hospedagem hoje. Mas Andradas e região abriga opções incríveis, como por exemplo: Recanto Nhô Bartho em Espirito Sto. Do Pinhal www.recantonhobartho.com.br, pousada do bosque em São João da Boa Vista www.pousadadobosque.net e ali mesmo em Andradas a Pousada Pico do Gavião www.pousadapicodogaviao.com.br.
O amanhecer na fazenda é lindo, as dez horas da manhã já que estávamos a passeio acordar cedo seria um crime, mas não podíamos perder o domingo de sol, mesmo porque precisávamos almoçar antes de retornar para Campinas, nossa terrinha cheia de prédios e carros. Minas Gerais sem fogão a lenha e torresmo não dá… encontramos um restaurante que fica 4km distante da cidade na zona rural e de fácil acesso: Aldeia Fazenda Velha Restaurante e Buffet.
Além do personagem principal: o Fogão a Lenha, a paisagem era de perder o folego. Os pássaros cantavam, as crianças brincavam e quando prestei bastante atenção o som da queda d’água alimentava a sinfonia mineira. Já ia me esquecendo do aroma: cheirinho de fome. Torresmo, leitoa à pururuca, costela, uma variedade incrível de saladas e legumes de cores vibrantes além do tradicional arroz e feijão transformou o fogão a lenha em uma obra de arte.
Nós comemos muito já que a fartura predomina pelas bandas de lá, e quando bateu aquela vontade de encostar e cochilar, optamos por um passeio pelos lagos do restaurante, a paisagem e o ar mineiro são digestivos mágicos.
Saímos de Andradas MG com vontade de um retorno breve, a família desfrutou do acolhimento mineiro e da natureza deslumbrante.
Se tiver alguma sugestão para um roteiro ou conhece os lugares mencionados nessa coluna, deixe um comentário ou envie um e-mail para coisasdejoana@yahoo.com.br.
As lindas imagens capturadas na Casa Geraldo são do fotografo Glauber Carrião
Beijos e boa viagem!