{Teste genético} Qual melhor dieta para sua saúde seu metabolismo? Os testes Genéticos são ferramentas que auxiliam e muito o nutricionista capacitado para interpretação destes, na elaboração de um Plano Nutricional Individualizado. Com o teste genético, podemos direcionar uma alimentação mais indicada para seu biotipo de acordo com o seu DNA.
Por Lícia Pereira, Nutricionista
Você conhece seu perfil genético? Não aquele voltado para identificação de possíveis patologias (doenças), mas sim o que orienta suas estratégias nutricionais e esportivas, respeitando sua individualidade genética e seus limites, na busca da saúde e qualidade de vida, para enfrentar os desafios pessoais e profissionais, do cotidiano.
E o teste genético pode ser a resposta, pois a sua função é colher o máximo de informações possíveis sobre o paciente, e assim entender qual é a melhor dieta para ele, tanto para o que ele espera: emagrecer ou ganhar massa muscular, de acordo com a condição física dele.
O teste, na verdade, é um estudo para verificar questões alimentares, como alergias, regulação da saciedade e claro, uma orientação relacionada ao esporte. De acordo com os fatores externos e ambientais, o paciente pode silenciar sua predisposição genética ou potencializá-la.
Através de um teste rápido pela coleta da saliva, no consultório, com investimento bem mais acessível, aliando mais de 20 anos de experiência em nutrição clínica, adquirida em hospitais e clínicas de referência, com o uso de uma ferramenta certificada (teste genético), possibilitando benefícios individualizados com resultados orientados para SUA genética!
Ela pode e deve ser avaliada e modificada dependendo do objetivo! São testes NÃO invasivos (coleta no consultório através da saliva) e atualmente mais acessíveis financeiramente! É obrigatório? Claro que NÃO!
Aliás, o profissional que estuda a NutriGenômica, já consegue identificar alterações mais frequentes em diversos pacientes e pode propor estratégias sem os testes. Mas com certeza, com o Teste Genético em mãos, teremos 99,9% de chances de estarmos no caminho certo.
A possibilidade da relação entre o perfil dietético e sua interação com os genes, podem impactar a saúde.
Descobrir através do meu Teste Genético da Biogenetika, que o ideal é seguir uma dieta baixa em gorduras, meu metabolismo lento para cafeína, uma intolerância a lactose, a necessidade de suplementar ômega 3, entre outros, direcionou o meu planejamento nutricional de uma maneira muito mais eficaz.
Olhem que interessante: a minha genética se beneficia mais com uma dieta baixa em gordura (até mesmo a monoinsaturada, do azeite, que é maravilhosa, mas no MEU caso, não seria ideal, mas sim a polinsaturada, das castanhas e Peixes de água fria).
Outro ponto importante: as descobertas do meu metabolismo lento da Cafeína (sendo assim, não devo consumir mais de 200 mg de cafeína/dia, nem usar suplementos ou termogênicos com cafeína) e a Intolerância a Lactose (gosto muito de queijos e sou assintomática).
Com esse dados vou modular a minha dieta e suplementação com uma estratégia ÚNICA, feita especialmente para mim, baseada na minha genética.
E além do teste genético para minha alimentação, temos a possibilidade de mapear um Teste Genético pro esporte BIOSPORT também. Com certeza meus treinos agora serão direcionados para os exercícios de força (musculação).
Tenho boa capacidade de recuperação pós treino, baixo risco de lesões e fadiga muscular normal.
Os testes Genéticos são ferramentas que auxiliam e muito o nutricionista capacitado para interpretação destes, na elaboração de um Plano Nutricional Individualizado.
⁃ Nutricionista Clínica
⁃ Genômica Nutricional (Teste Genético)
⁃ Barriatric Care Specialist – SRC/USA
⁃ Atuação em grandes hospitais, UTI, Suporte Nutricional e Equipes Cirúrgicas
⁃ Palestrante e professora convidada em cursos, congressos e pós graduações
⁃ Pós Graduada em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas
⁃ Graduada em Nutrição pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)