Há muitos anos atrás me lembro que aqui era um terreno onde meu pai tinha feito uma horta com verduras e legumes que brotavam da terra sempre fortes e em abundância. Éramos crianças e nossa casa era bem do lado deste terreno.
A nossa diversão era brincar correndo pela terra, com os coelhinhos e pintinhos que também viviam naquele lugar. Era, sem sombra de dúvida, um privilégio ter um cantinho assim e os amigos da redondeza também vinham brincar com a gente.
Depois me lembro que começou uma construção. Aos poucos a horta foi se acabando e na metade do terreno surgiu uma casa com varanda e uma escadinha redonda. Os bichinhos se foram e nós também já não éramos mais tão pequenos. A casa foi construída no decorrer de quase 8 anos com as reservas dos salários dos meus pais.
Quando a casa ficou pronta já dava pra brincar dentro dela. Nossas tarefas além de estudar e brincar, agora eram ajudar o pai e a mãe a cuidarem daquela casa que tinham construído e que estava tomando forma de uma extensão da nossa própria casa. Algumas das minhas bonecas e alguns dos carrinhos do meu irmão vieram pra cá. Depois trouxemos umas roupas e fantasias que usávamos para brincar de teatro e dançar alegremente as músicas do Trem da Alegria.
Foi assim que começou a história da nossa escola. Meu pai, um educador tão dedicado, estudioso e visionário, sabia que era disso que as crianças estavam precisando. Um espaço para serem apenas crianças e para crescerem em família. Fundou-se, então, a nossa Casa de Escola. Com uma pedagogia tão singular para a época, já sabia que o olhar para as crianças tinha que ser com ternura, respeito e ir além das carteiras escolares.
Minha mãe era a professora e nós éramos os seus “auxiliares”. Brincávamos com as crianças porque éramos mais velhos. Hoje imagino minha mãe e seus três filhos, cuidando de outras crianças e como era bom e alegre. A gente desenhava amarelinha, escrevia no chão, fazia desenhos e como aprendíamos com aquela convivência.
A Casa de Escola passou por tantas fases e manteve-se firme no seu propósito de assegurar em primeiro lugar uma visão holística da criança como um ser humano em desenvolvimento que merece e precisa de oportunidades para conviver e crescer. Os ambientes acolhem, os espaços divertem e ensinam, as pessoas se respeitam. Assim é a Casa de Escola.
Hoje somos os filhos que cuidamos da Casa de Escola. São mais de vinte profissionais que nos acompanham e fazem aquele sonho de educação e transformação do mundo ainda permanecerem vivos na mesma casa (já ampliada) e em mais dois prédios diferentes.
Escrever sobre a nossa história e lembrar de tudo que já passamos, me emocionou e me trouxe um sentimento tão especial reforçando que isso que fazemos, diariamente, é uma missão abençoada pois entendemos a imensa responsabilidade que é a educação infantil.
Cantar uma música, fazer uma roda, brincar pelo pátio, subir no brinquedo, abraçar e cuidar de um colega que se machucou, tomar um lanche gostoso, cair e levantar, escutar histórias, começar a conhecer as letras e os números… Um mundo de histórias e aprendizagens ao lado de inúmeras famílias que nos confiam seus tesouros preciosos.
São 21 anos de história. Agradeço aos meus pais por terem começado tudo isso e por terem despertado nos corações de seus filhos o desejo de cuidar do mundo através das transformações que somente a educação pode proporcionar. Que possamos continuar tudo isso ao lado de educadores e famílias que também acreditam nisso.
Nossa especialidade é a primeira infância, de 0 a 5 anos (incluindo berçário).
Casa de Escola é perfeita para a família que busca uma extensão do carinho de casa, porém com a seriedade que somente uma escola experiente pode oferecer.
Unidade I
Rua prof. João Augusto de Toledo, 251
Vila Proost Souza – Campinas – SP –
Fone: 19 3242 4055
Unidade II
Rua Licinia Teixeira de Souza, 508
Vila Proost souza – Campinas – SP –
Fone: 19 3212 1319
E-mail:casadeescola@casadeescola.com.br
Telefone: 19 3212 1319
Facebook