Nutricionista dá dicas de alimentos e bebidas para manter as crianças hidratadas
Nessa época de calor é muito importante garantir a hidratação das crianças e, como elas passam um longo período do dia nas escolas, vale dar uma atenção redobrada ao que se coloca na lancheira.
Líquidos e produtos lácteos devem sempre estar presentes, assim como frutas e vegetais.
É necessário também incluir uma porção de carboidrato que ajuda a dar energia e, para esse alimento, o ideal é escolher uma opção integral por ser rica em fibra.
Segundo a nutricionista pediátrica da Sanutrin, Camila Baldez que atua no Colégio Progresso Bilíngue, para as bebidas a preferência deve ser sucos naturais, água de coco, água saborizada e água natural.
“Pensando nos sucos, opte em colocá-lo em forminhas de gelo, tirar ainda congelado do freezer e colocar diretamente em garrafa térmica. Além de ser uma forma de mantê-lo fresquinho até a hora do lanche, é possível criar combinações diferentes misturando os sabores. Neste caso, as melhores opções de frutas são maracujá, morango, goiaba, manga, abacaxi, melancia e melão”, indica.
Camila Baldez, nutricionista pediátrica
Águas saborizadas também são ótimas opções e é possível fazer com rodelas de limão siciliano e hortelã, rodelas de maçã e canela em pau, rodelas de abacaxi e limão, rodelas de pepino e alecrim, e morangos e rodelas de limão.
No Colégio Progresso Bilíngue os sucos, águas saborizadas, frutas e iogurtes vão para a geladeira até a hora de serem servidos, garantindo que estarão bem frescos na hora do consumo.
Para montar um lanche saudável a dica principal é variar os alimentos e usar a criatividade:
…a beterraba é rica em água, cerca de 80% dela. É também fonte de potássio, importantíssimo para o bom desempenho muscular, inclusive favorecendo o bom ritmo cardíaco.
O ovo de codorna é fonte de Vitamina A, muito importante para a visão. Ele também é de fácil digestão, por isso perfeito para um lanche de quem quer pular e correr em seguida.
#publicidade