Fantasias Para O Carnaval

RYUU Sushi Bar – Restaurante Japonês com espaço para as crianças brincarem
11 de fevereiro de 2015
Agenda cultural – Programação Infantil Campinas 14 e 15/Fev
13 de fevereiro de 2015

Fantasias Para O Carnaval

Carnaval batendo na porta, e nada como um feriadão para criar momentos gostosos com as crianças.
Hoje vou ensinar fantasias fáceis e acessíveis para os pequenos ajudarem a fazer antes de cair na folia com muito brilho e movimento. É um modelo para meninas e outro para meninos, escolha a sua e mãos à obra!

Este tutorial também está disponível em vídeo no site do programa Mais Caminhos, da EPTV, onde foi exibido no dia 07/02/2015. Link aqui.

 

Fantasia feminina – vestido de melindrosa

 

fantasia_feminina

 

Material: – 1 folha de papel cartão na cor desejada;
– 50g de glitter ou brocal;
– cola branca;
– 2 rolos de papel crepon;
– fitilho;
– barbante fino. 
Material de apoio:– régua (preferencialmente 50cm ou 60cm);
– tesoura;
– estilete;
– furador;
– grampeador.

 

Peças para o vestido:

01- Risque tiras de 4cm a 5cm em toda a extensão mais comprida da folha de papel cartão. Se preferir, pode usar a própria largura da régua como referência.

 

01_01

 

02- Recorte as tiras duas a duas.

Obs: A fantasia usará três faixas dessas, uma no peito, uma na cintura e uma no quadril, mas dependendo da criança a extensão da folha não será suficiente para cobrir toda a circunferência dessas áreas, de modo que poderão ser necessárias mais faixas para fazer emendas.

 

01_02

 

03- Com as costas da lâmina do estilete e auxílio da régua, marque um vinco seguindo a linha central de cada faixa.

 

01_03

 

01_04

 

04- Dobre a faixa ao meio e cole um lado no outro. Para esta etapa é importante espalhar bem a cola no papel, criando uma superfície fina para que o processo aconteça de forma rápida e não haja necessidade de ficar segurando um lado no outro por muito tempo.

 

01_05

 

01_06

 

05- Espalhe cola aos poucos em um dos lados da faixa e vá colando o glitter ou brocal.

Dica: em vez de jogar em cima da cola, é mais fácil despejar todo o glitter sobre um papel formando um morrinho (o vinco visto no papel é para facilitar o recolhimento das sobras) e pressionar a faixa de papel com cola sobre ele, em trechos curtos, até preencher toda a faixa. Aguarde a secagem.

 

01_07

 

01_08

 

01_09

06- Pegue o papel crepon fechado e corte em tiras de aproximadamente 1 dedo de largura. Depois corte essas tiras na altura desejada.

 

01_10

 

01_11

 

07- Passe um fio de cola no verso de cada faixa de papel cartão e vá colando as tirinhas uma a uma.

 

01_12

 

Montagem do vestido:

01- Ajuste as larguras das faixas às áreas do peito, cintura e quadril da criança. Se necessário acrescente extensões prendendo uma faixa à outra com grampeador. Não feche ainda.

Obs: grampeie as peças sempre de dentro para fora, para evitar que alguma ponta de grampo machuque a criança.

 

02- Marque os pontos onde serão feitos os furos para prender os pedaços de fitilho que irão compor as alças do vestido e prenderão uma faixa à outra.

 

03- Fure as faixas e inicie a montagem primeiro prendendo a faixa do peito, fechando com o grampeador e amarrando as alças, depois fechando a faixa da cintura e amarrando a faixa do peito nela e por fim fechando a do quadril e amarrando a da cintura nela.

 

montagem_vestido

 

 

Adereço de cabeça e de tornozelo:

Prepare duas faixas de papel cartão com glitter como a do vestido, mas sem as tirinhas de crepon. Em cada uma delas iremos prender uma flor de papel crepon que é feita da seguinte forma:

01- Desenrole uma parte do papel crepon e recorte uma faixa dele, da largura que desejar.

 

01_13

 

02- Dobre em três partes.

Obs: caso queira uma flor mais cheia, repita o procedimento e coloque uma folha dobrada sobre a outra.

 

01_14

 

03- Dobre o papel em zigue zague e amarre com o barbante, sem apertar.

 

01_15

 

01_16

 

04- Corte as extremidades em formato de curva.

 

01_17

 

05- Separe as pétalas e ajeite a flor.

 

01_18

 

Meça a faixa que irá na cabeça e feche-a com o grampeador. Feche o adereço de tornozelo e retire a sobra com uma tesoura.

 

Fantasia masculina – palhaço

 

fantasia_masculina

 

Material: – 1 folha de papel cartão na cor desejada;
– 50g de glitter ou brocal;
– cola branca;
– 3 rolos de papel crepon;
– durex largo;
– fitilho;
– barbante fino. 
Material de apoio: – régua (preferencialmente 50cm ou 60cm);
– tesoura;
– estilete;
– grampeador.

 

Adereço do pescoço:

01- Risque 9 faixas de aproximadamente 5cm em toda a extensão mais curta do papel cartão. Reserve as duas primeiras e nas seguintes trace diagonais alternadas de ponta a ponta. Na parte que sobrou, na direção oposta, risque 4 faixas.

 

02_01

 

02- Recorte as tiras duas a duas, deixando a primeira reta e as demais guiadas pelas diagonais. As que foram feitas na outra direção também serão retas. O resultado será duas faixas retas curtas, uma faixa reta longa e 6 peças triangulares. A faixa reta longa será colocada ao redor do pescoço e nela serão coladas as peças triangulares, assim:

 

02_02

 

03- Corte a ponta dos triângulos para que seja possível vincar, dobrar e colar as peças como foi demonstrado nas figuras 03, 04, 05 e 06 da fantasia feminina.

 

02_03

 

04- Após as peças estarem coladas, revestir um dos lados com glitter ou brocal. Deixar sem revestir a largura de aproximadamente 1 dedo na extremidade mais larga, que deverá ser dobrada.

 

02_04

 

02_05

 

05- Cortar esta aba ao meio e colar as partes uma na outra. Esse procedimento criará um ponto de tensão que permitirá à peça se manter na horizontal quando for colada na faixa do pescoço.

 

02_06

 

02_07

 

06- Cole a primeira das 6 peças em uma das extremidades da faixa do pescoço. Segure a faixa fechada com um prendedor de roupas para descontar essa sobra e então, considerando a primeira peça como sendo a do centro, cole outras duas uma de cada lado na faixa, a uma distância curta. Repita o procedimento na parte da frente, primeiro colando a do meio, de forma que o resultado seja uma peça com três pontas para a frente e três pontas para trás (para deixar livre a área dos ombros).

Dica: Para fixação de cada peça nesta faixa use dois pregadores para não precisar ficar segurando.

 

02_08

 

02_09

 

Gola de palhaço:

01- Pegue um rolo inteiro de papel crepon, abra e depois vá franzindo até que toda a sua extensão caiba dentro de uma mão. Depois posicione esse franzido sobre uma mesa e vá abrindo aos poucos, até atingir a extensão de metade da faixa do pescoço.

 

02_10

 

02_11

 

02- Use o durex largo para fixar esse franzido, passando metade de sua largura de um lado e dobrando o restante para o outro lado. Amasse bem o papel que vai ficar por dentro do durex, de forma a deixá-lo bem fino.

 

02_12

 

03- Quando a peça for aberta, ficará assim:

 

02_13

 

Serão necessárias duas peças como essa.

 

Montagem:

01- Apoiando a faixa do pescoço aberta numa extremidade da mesa (para que as 6 pontas não atrapalhem nem amassem), use o durex para prender as duas peças de crepon na parte interna da faixa do pescoço. Recorte o que sobrar do durex.

 

02_14

 

02_15

 

02_16

 

02- Usando o tutorial da fantasia feminina para a flor de papel crepon, confeccione 12 flores. 6 delas serão amarradas às extremidades das pontas de papel cartão, 4 serão amarradas a fitilhos e presas com durex por dentro da faixa do pescoço nos espaços entre cada conjunto de 3 pontas (o fitilho deve ser medido para que a flor fique a uma altura logo acima dos joelhos da criança) e 2 serão fixadas em dois adereços de tornozelo, feitos também como o descrito na fantasia feminina.

 

03- Fechar a fantasia fixando com o grampeador, lembrando de grampear de dentro para fora para que não haja risco de machucar a criança.

Obs: A gola de papel crepon fica muito comprida, então após vestir a fantasia na criança, corte o excesso para que fique bonito e ela possa se movimentar com facilidade.

 

montagem_palhaço

 

Carnaval Campinas Com Crianças

 

Bom divertimento!