Como ortodontista e mãe, costumo ouvir muito essa pergunta: “Qual é a melhor idade para corrigir os dentes tortos do meu filho?”. E a resposta é: depende do tipo da má oclusão. Algumas crianças devem ser tratadas, com ortodontia, o mais cedo possível, mas em outros casos, devemos acompanhar o desenvolvimento para atuar no momento ideal.
A partir do nascimento do primeiro dente de leite, a criança deverá iniciar as visitas periódicas a um Odontopediatra e, se algum problema for notado antes de 6 anos, ele encaminhará a criança ao Ortodontista, já que existem alguns poucos casos onde é indicado tratar os dentes tortos o mais cedo possível. A minha filha foi um desses casos… ela precisou usar aparelho aos 3 anos de idade!!!
O ideal é a criança ser avaliada pelo Ortodontista aos 6 anos de idade, assim poderá ser planejada a melhor época para iniciar o tratamento. Os dentes mal posicionados, na maioria das vezes, devem ser tratados na fase de crescimento, já que o tratamento, nessa idade, geralmente é mais fácil e mais rápido do que na fase adulta. Alem disso criança, a partir de 6 anos, já terá maturidade para conseguir usar corretamente os aparelhos ortopédicos/ortodônticos.
Veja abaixo, alguns casos em que é preciso tratar ortodonticamente:
1- Os dentes permanentes estão nascendo tortos, apinhados, ou encavalados.
2- Queixo muito para trás
3- Mordida cruzada anterior: Um ou mais dentes inferiores fecham pela frente dos superiores e, muitas vezes, apresentam queixo mais para frente do que o normal.
4- A criança fala projetando a língua entre os dentes.
5- Face assimétrica.
6- A criança respira pela boca, range os dentes, rói unha, chupa dedo ou chupeta. Chupar dedo, mamadeira ou chupeta favorece o surgimento de mordida errada.
7- Manter espaço de dente perdido: A perda precoce de um dente de leite pode ser um problema, já que o dente de leite, além de direcionar o permanente para o lugar certo, também mantém o espaço ideal para ele nascer.