Quando procurar um fonoaudiólogo?

‘Ginástica mãe e filho’ e ‘Brincadeiras de rua’ – Sesc
9 de março de 2015
MUNDO DE BOLINHAS
11 de março de 2015

Quando procurar um fonoaudiólogo?

Quando os filhos apresentam algum sinal de dificuldade e atraso no desenvolvimento, os pais ficam ansiosos, mas cada criança apresenta um tempo para atingir as habilidades esperadas para cada faixa etária e alguns demoram mais que outros, um exemplo disso é o domínio e uso da linguagem.

Pensando nesse processo e nas dúvidas decorrentes dele que o Campinas com Crianças buscou neste post trazer um texto esclarecedor sobre o assunto do ponto de vista da atuação do fonoaudiólogo.

Espero que gostem!

Fonoaudiólogo

A atuação fonoaudiológica consiste em pesquisa, prevenção, avaliação e terapias fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, e no aperfeiçoamento dos padrões de fala. O fonoaudiólogo pode atuar em todas as fases da vida, desde a gestação da mãe, permeando pelo nascimento, infância, adolescência, idade adulta e velhice.

A inclusão desse profissional na equipe de trabalho com gestantes em pré-natal e no seguimento do bebê é essencial e contribui com temas sobre a estimulação e favorecimento do desenvolvimento do bebê, como o desenvolvimento auditivo, motor, de linguagem, o aleitamento materno, dentre outros aspectos envolvidos na promoção da saúde das gestantes e do bebê. No período pós-natal uma das possíveis atuações do fonoaudiólogo consiste em realizar o acompanhamento e orientação relacionados ao desenvolvimento auditivo, de linguagem e do sistema estomatognático (lábios, língua, dentes, bochechas, ossos e músculos da face).

Como sabemos, a audição é um sentido muito importante para o ser humano, porque permite a aquisição da linguagem oral, a interação social, e través dela a criança adquiri conhecimentos. Cerca de 90% dos conhecimentos tem ligação com os estímulos sonoros. É o meio pelo qual o recém-nascido entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua e o período mais propício para a aquisição e desenvolvimento da linguagem é de 0 a 3 anos.

ATENÇÃO! O esperado, quanto ao desenvolvimento normal do comportamento auditivo em crianças, é que com 18 a 24 meses o bebê esteja localizando diretamente todos os sinais para o lado, para baixo e para cima.

É muito importante também conhecer as maneiras adequadas de alimentação do bebê nos primeiros anos de vida para que haja um desenvolvimento harmonioso das estruturas orais, que está diretamente relacionado ao bom desenvolvimento da fala do bebê.

Mas lembrem-se de que é normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação as etapas de desenvolvimento, e este processo pode ser favorecido pelos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia. Por isto, é essencial que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado por profissionais especializados.

Sabendo sobre às contribuições da atuação do fonoaudiólogo no desenvolvimento infantil, não hesite em procurar um profissional para tratar destas questões, sempre que achar necessário, para orientações e esclarecimentos de dúvidas que surgirem sobre o desenvolvimento do seu bebê.