VOLTA ÀS AULAS – O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A CADA FASE ESCOLAR

ANIVERSÁRIO INFANTIL INESQUECÍVEL
29 de janeiro de 2019
FINAL DE SEMANA COM CRIANÇAS EM CAMPINAS
1 de fevereiro de 2019

VOLTA ÀS AULAS – O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO A CADA FASE ESCOLAR

Mudança de escola

Produtora de Conteúdo da rede @maedajoana encarando o processo de volta às aulas. Fotografia Kadrizi Clepaldi


O período de volta às aulas chegou e, com ele, naturalmente surgem dúvidas, na cabeça das crianças e adolescentes, mas também, e talvez principalmente, em suas famílias.

A sensibilidade familiar diante das mudanças acontece, mas a segurança na decisão de acordo com pesquisa e valores, somados ao acolhimento da instituição ajuda!
Fotografia Kadrizi Clepaldi


VOLTA ÀS AULAS x MUDANÇAS

Um ano letivo novo costuma sempre vir acompanhado de mudanças. Colegas que chegam de outras escolas, professores que ainda não conhecemos, rotina e materiais diferentes… E com eles, as perguntas: “Será que meu/minha filho(a) vai ser adaptar?”, “Será que será acolhido ao grupo com tranquilidade”?, “Será que dará conta dos desafios do novo ano?”.

Por isso, conversamos com profissionais do Colégio Anglo Taquaral e recolhemos informações sobre o trabalho que fazem em cada segmento, do Infantil ao Médio.


EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Principal desafio construção do vínculo afetivo entre os alunos e também deles com os profissionais da escola, promovendo o cuidado necessário da Educação Infantil vinculado a tarefa primeira de uma escola, o educar.
  • Como a escola atua: Adaptar-se é um processo contínuo, que faz parte do desenvolvimento humano. No início da Educação Infantil, a adaptação das crianças é um momento essencial para garantir a segurança em suas relações e na trajetória de aprendizagem cognitiva.

A participação da família nesse processo é decisiva. Por isso, antes do início das aulas já fazemos a primeira reunião de pais, desde o Toddler 1 (2 anos) até o Kinder 2 (5 anos), para apresentar os professores e a rotina do nosso trabalho na série em que o(a) filho(a) dele se encontra. Tudo é explicado com detalhes, para que os pais fiquem seguros e transmitam essa segurança aos pequenos.

Nosso calendário de início de ano letivo é organizado com dias e horários especiais, nos quais, para os alunos mais novos, os pais ou algum outro adulto referência indicado pela família podem estar presentes em sala de aula. Planejamos um esquema de trabalho diferenciado a fim de que as crianças se familiarizem com o ambiente escolar progressivamente, priorizando seu bem-estar e respeitando seu ritmo.

Com a parceria-família escola e a presença física dos responsáveis, quando necessária, o processo de adaptação acontece pautado no diálogo e na confiança. Na medida em que as crianças vão se sentindo mais seguras, os pais estarão dispensados de permanecer na escola e a rotina escolar se constitui naturalmente.


Como a família pode contribuir:

  • Transmitir para as crianças segurança e confiança na escola;
  • Oferecer condições para que seu/sua filho(a) possa enfrentar esse novo desafio;
  • Participar ativamente das atividades e reuniões sempre, e ainda mais no processo de adaptação, mostrando-se presente;
  • Dialogar com a escola, compartilhando preocupações e conquistas, construindo uma relação sólida;

ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Principal desafio: Construir gradativamente a postura de estudante, assumindo com responsabilidade as novas demandas que lhe são atribuídas como, a tarefa de casa diária e as avaliações, sobre as quais a criança será orientada na realização no 2º ano e depois, passará a fazer, de forma mais independente e autônoma, a partir do 3º ano. Avaliações requerem mais responsabilidade com as tarefas de casa e mostram-se também como uma estratégia para ensinar a formação do hábito de estudo diário.
  • Como a escola atua: O Ensino Fundamental I abrange as séries do 1º ao 5º ano, que costumam contar com crianças já adaptadas à rotina da escola, mas que precisam, agora, serem orientadas para um novo ritmo de trabalho. Assim, o processo de adaptação nesse segmento é voltado para a construção dessa nova postura e hábitos, voltando-se também para o acolhimento, em situações de mudança de escola.

Com a mudança de segmento, oferecemos no Year 1 e Year 2, um espaço exclusivo em uma casa entre a Educação Infantil e demais segmentos da escola, para que não haja uma ruptura repentina e garantindo que a criança atravesse essa fase de transição sentindo-se segura e capaz de assumir novos desafios.

Com essa localização geográfica, nossos alunos de Year 1 e Year 2 utilizam tanto a horta, a brinquedoteca, o parque, o refeitório, a Pet Farm, espaços que servem à Educação Infantil, como os demais ambientes da escola: Biblioteca, Laboratório de Ciências e o Espaço Little Maker. Esse último, integra a ludicidade com a tecnologia e leva os alunos a colocarem a mão na massa para formar pessoas de atitude:  colaborar, planejar, criar e persistir para conquistar. 

Do 3º ao 5º ano, os alunos passam por um processo de adensamento do conteúdo e da formação literária, sempre acompanhados de perto pela professora e a auxiliar da turma, com a contínua preocupação da manutenção das vivências lúdicas e do uso da imaginação.


Como a família pode contribuir:

  • Acompanhar diariamente a rotina da escola e as tarefas de casa;
  • Proporcionar um ambiente tranquilo e organizado para as tarefas de casa;
  • Manter um relacionamento com a escola baseado no diálogo e confiança;
  • Garantir condições favoráveis para o amadurecimento cognitivo e emocional de seus filhos, preservando a infância e construindo, gradualmente, responsabilidades;

ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Principal desafio: Organizar-se em uma rotina de estudo com maior número de professores e disciplinas
  • Como a escola atua: Até o 5º ano do Ensino Fundamental I, as crianças estão em contato com um grupo mais restrito de professores, normalmente composto pela professora da turma e mais alguns professores especialistas. Com a chegada do 6º ano, esse grupo cresce consideravelmente, pois cada disciplina passa a ter o seu professor específico e, ao longo dos anos seguintes do Fundamental II, a quantidade de matérias aumenta gradativamente.

Para auxiliar os alunos nesse processo, o Colégio Anglo Taquaral oferece espaços de orientação de estudo e organização da rotina extra escola com as Orientadoras Pedagógicas do segmento. Logo nas primeiras semanas do ano, após o horário escolar, os alunos novos no Fundamental II têm encontros agendados para ajuda-los a planejar seu dia-a-dia, garantindo um espaço diário para estudo em casa, bem como momentos para atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer e descanso.

Por meio desse acompanhamento, o Colégio continua a oferecer aos alunos um olhar individualizado para suas especificidades, seja na organização da rotina, seja na forma de estudar, colaborando com a construção da responsabilidade do estudo autônomo.


Como a família pode contribuir:

  • Reservar um espaço para estudo em casa, silencioso e organizado;
  • Acompanhar a rotina de estudo diário;
  • Auxiliar a criança a seguir o planejamento, garantindo os momentos de lazer conforme os de estudo sejam concluídos;
  • Estabelecer diálogos em casa que reforcem a importância de estudar todo dia como forma de garantir o aprendizado e evitar preocupações desnecessárias às vésperas das provas;

#publi

Serviço:

Anglo Campinas – Taquaral

R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 545

(19) 3256-682

Escola Anglo Kids Unidade Taquaral / Campinas SP