Além da pratica de atividade física, uma alimentação razoável e uma agenda comercial e pessoal organizada, é o teatro quem salva minha mente. São os espetáculos, tanto adulto quanto infantis, que garantem minha criatividade. Existem estudos científicos sobre o assunto, mas como não sou veterinária, OPS… médica, nem cientista, vou dividir com vocês minha visão pessoal sobre o assunto.
Depois desse briefing você deve estar pensando que eu devo ser uma pessoa muito sensata, e que minha vida é perfeita. Mas para chegar nessa posição confortável com a minha carreira e vida pessoal, passei por um processo de coach, pratiquei yoga e parei de pensar no que os outros iriam pensar, adotei uma conduta honesta comigo mesma, e com as pessoas a minha volta. Saiu um monte de NÃO da minha boca, que antes era contido. Sobre a minha organização, é limitada a agenda, a minha casa são outros quinhentos, o que me faz lembrar de outro artigo que li a algum tempo. Esse artigo dizia que bagunça e criatividade andam lado a lado.
E o que tudo isso tem haver com teatro e saúde mental? …é assistindo os atores em cena, vezes caracterizados, outras vezes de cara limpa, que mergulho em historias, sorrio e choro. Como me envolvo com as propostas, tanto infantis, quanto adultas, carrego meu “HD” mental com muitas vivências e olhares, tanto dos artistas que me encaram e emocionam, quanto da plateia a minha volta, que faço questão de observar.
Quando a pessoa se propõe a prestigiar um espetáculo, ou vivenciar uma peça infantil com seu filho, na sua cabeça só passam coisas boas, acontece uma imersão na proposta apresentada no palco. Muitas vezes promovem reflexões, principalmente nos adultos. Um ambiente repleto de pessoas com pensamentos felizes emana uma energia muito boa.
Além de aliviar “minha barra” no quesito bagunça, citando dados de pesquisadores, que deveriam ser bagunceiros também, acabo de me lembrar de outra afirmativa cientifica: o pensamento criativo ajuda a enfrentar as adversidades do cotidiano. Pessoas criativas são mais felizes, e o teatro é fonte inesgotável de fomento da criatividade.
Eu sou uma pessoa vaidosa, gosto de valorizar as experiências com fotos profissionais e consequentemente me coloco em frente de uma câmera, e profissional de fotografia, que fazem mágica. Caretas ou posturas que “desabonem” a minha aparência não acontecem com frequência, mas os atores transcendem, são desapegados dessas limitações, se expressam com o corpo e voz de acordo com a necessidade do personagem.
Sou uma admiradora incondicional de pessoas que se colocam a disposição da arte, capazes de me fazer sentir emoções variadas em poucos minutos, provocar gargalhadas na minha filha e nos meus amigos, tudo isso ao vivo.
Além dos atores que ficam muito próximos de nós, os profissionais que atuam nos bastidores também são responsáveis por esse “remédio para a cabeça”, cuidam dos detalhes que compõe a magia, cenário, figurino, iluminação e até a galera da bilheteria, formam um time incrível.
Meu amigo pessoal Juliano Melcunas, proprietário do Teatro Mundo, me contou uma historia de bastidores no último espetáculo que assisti. No camarim do Welington Muniz, “O Ceara” ele colocou algumas fotos da família do ator, que não estava presente. No mínimo essa delicadeza emocionou o ator, o deixou feliz, que consequentemente interferiu positivamente na apresentação.
No caso do espetáculo adulto, é possível uma proximidade com os atores e atrizes, que a gente só vê na TV e nas redes sociais. Poder ver uma pessoa que admiramos de pertinho, ouvir e observar a desenvoltura do profissional sem cortes, AO VIVO, não tem preço. Um abraço, feedback e muitas vezes uma foto, ficam na memória para sempre.
Nas crianças o efeito é ainda mais impressionante, a possibilidade de se aproximar dos atores caracterizados provoca o imaginário, emociona e encanta. Quando uma criança vê um personagem na TV, ou imagina através das historias de um livro, ela idealiza momentos. No teatro é possível realizar sonhos infantis. Investir no imaginário infantil, vai garantir um mente criativa na fase adulta!
Acreditem teatro infantil é uma grande festa! Existe uma insegurança dos pais com relação ao tempo de permanecia dos pequenos, mas se observar a faixa etária, e levar em consideração as preferencias das crianças dará certo. Por aqui procuro viver o máximo de experiências possíveis com a Joana, arrisco propostas alternativas e musicais, teatro virou um habito tão interessante para ela, quanto horas no YouTube.
Fomentamos arte, cultura e lazer todas as semanas através desse site. Espontaneamente, sem fins lucrativos, e com o apoio da nossa jornalista e amiga Patricia Lopes. Fazemos isso através da Agenda Semanal Cultural.
+ que compartilhar nós fazemos questão de vivenciar o máximo das propostas compartilhadas, documentando e dividindo com nosso publico leitor através das redes sociais. Isso faz com que mais pessoas tenham acesso a arte, e incentiva um passeio no teatro, vezes possível financeiramente, vezes não.
Através de parcerias com assessorias de imprensa e produtores, conseguimos levar os nossos leitores com a gente muitas vezes, e isso é muito especial. Encontrar com os amigos no teatro é muito especial, viver emoções ao lado de quem gostamos é com certeza um dos segredos da saúde mental.
É uma grande alegria ver o teatro lotado, e meta pessoal também!