Do mesmo modo que no primeiro parto, no nascimento da Joana, coletar a célula tronco da Jasmim foi uma certeza.
COLETEI O SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL DO MEU PRIMEIRO FILHO, DEVO FAZER O MESMO PARA O MEU PRÓXIMO FILHO?
Todas as vezes que pensei sobre o assunto, geralmente durante a administração do orçamento doméstico, me perguntei sobre a importância da também coleta do sangue do cordão umbilical da Jasmim.
Uma vez que tomei conhecimento da CRIOGÊNESIS no curso para gestantes do Hospital Maternidade de Campinas, recorri a eles para tirar as minhas dúvidas:
- A tendência mundial na área de transplante de células-tronco é a utilização da própria célula-tronco do indivíduo(autólogo), pois é uma terapia em que não é necessário utilizar altas doses de imunossupressores que eleva a mortalidade do procedimento.
- Na área de engenharia de tecidos, que inclui a colocação tópica de células-tronco no coração (INCOR) e na medula espinhal (Instituto de Ortopedia), usam a própria célula-tronco do indivíduo devido o risco de rejeição.
- Na leucemia mielóide aguda, doença em que a evolução é dramática, é possível a utilização do sangue do irmão para obtenção de um efeito anti-leucemia bastante potente. É interessante ressaltar que a resposta deste tipo de transplante é muito melhor quando usamos o sangue de cordão compatível da própria família (irmão) do que provindo de fonte pública (banco público de cordão).
- Em virtude do número limitado de células-tronco contido no sangue de cordão umbilical, principalmente quando o paciente possui peso superior a 50 Kg, a literatura têm avaliado a possibilidade de utilizar dois produtos coletados compatíveis (habitualmente familiares) num único transplante.
Apesar de considerar que investir nesse serviço de saúde preventivo representa um percentual considerável no orçamento doméstico, aderi!

Imagem Kadrizi Clepaldi
Arquivo Campinas Com Crianças
O QUE SÃO CÉLULAS TRONCO?
São células jovens que apresentam a capacidade de auto-renovação.
Essas geram células filhas idênticas em forma e função a si próprias),e dão origem a todas as células do sangue.
Além disso, pesquisas mostram a possibilidade da Célula-Tronco regenerar outros órgãos e tecidos não pertencentes ao sistema sanguíneo.
QUAL É O USO REAL DAS CÉLULAS-TRONCO?
Atualmente, as Células-Tronco são utilizadas para recuperar o sistema hematopoético (células sangüíneas) de pacientes submetidos à quimioterapia e/ou à radioterapia.
Nessas situações, a infusão das Células-Tronco é vital.
Uma vez que a quimioterapia e/ou a radioterapia também destroem as Células-Tronco do paciente a reposição é importante.

CÉLULAS-TRONCO DO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL
- Obtidas no momento do parto.
- Garantia de 100% de compatibilidade com o doador, seu filho.
- A coleta não oferece risco para a mãe e nem para o bebê.
- Minorias étnicas apresentam maior dificuldade de encontrar um doador compatível.
- Mais de 30.000 transplantes realizados.
- Mais de 80 doenças já foram tratadas.
- Há pesquisas para: diabetes tipo 1, lesão medular, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, lesões da córnea e doenças neurológicas como Parkinson entre outras.
- Indicação para famílias com histórico de doenças graves.
- Probabilidade de encontrar doador compatível na população em geral é de 1 para 100.000.
+ informações: https://criogenesis.com.br/celulas-tronco/