O nascimento dos primeiros dentes

Em Casa Com Crianças
ATIVIDADES SURPREENDENTES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS
10 de agosto de 2020
Pico das cabras com crianças
10 de setembro de 2020

O nascimento dos primeiros dentes

Quando nasce? Quais nascem primeiro? O que é normal e o que não é nesse período? E o que fazer para aliviar os sintomas.

O bebê, na fase do nascimento dos primeiros dentes (dentes decíduos), embora seja um processo natural, pode apresentar algumas das seguintes alterações sistêmicas:

– Irritabilidade e impaciência: podem estar relacionadas com as alterações do sono, devido à dor e ao incômodo que podem apresentar nessa fase. Essa é a manifestação mais observada na irrupção dos dentes decíduos.

– Febre: é o segundo sintoma mais relatado pelos pais, no período do nascimento dos primeiros dentesdo bebê. Alguns autores afirmam que a febre, nessa época, está relacionada à erupção dentária, masoutros a classificam como de origem virótica e não associam aos dentes .

– Aumento da salivação (sialorréia): pode estar relacionado com a dor e com o desconforto da criança, mas também pode ser causado pelamudança de qualidade da saliva, pois ocorre a maturação das glândulas salivares, o que aumenta a viscosidade e a dificuldade de deglutição. 

– Diarréiaessa alteração pode estar relacionada com a frequência com que a criança leva objetos à boca, assim, ocorre uma maior ingestão de micro-organismos patogênicos.

– Perda de apetite: algumas crianças podem não se alimentar direito, mas isso está relacionado com o incômodo e com a dor da inflamação da gengiva, enão com a falta de apetite. 

 Quanto às manifestações locais, o mais comum de ocorrer é a inflamação gengival, que pode durar 2 ou 3 dias, podendo, no entanto, chegar a até 10 dias. Neste período, a gengiva se apresenta edemaciada e sensível á palpação antes da erupção dos dentes,o que faz com que os bebês levem as mãos à boca com mais frequência, levem e mordam objetos e lábios. A irritabilidade, o choro noturno  e a salivação em excesso estão presentes nesse período.

O desconforto pode ser aliviado em casa,

por meio de métodos simples:

     – Massagear gengiva: envolver o dedo em uma gaze umidificada com   água  filtrada  ou soro fisiológico, ou com auxílio de dedeira de silicone, e fazer movimentos suaves na região.

     – Mordedores: usar, de preferência, os mordedores de silicone que contém gel em seu interior, os quais devem ser mantidos em geladeira,pois a temperatura baixa promove um efeito levemente anestésico.

     -Alimentos duros: oferecer alimentos de consistência mais dura, como pedaços de cenoura ou talos de vegetais.

     – Compressa: fazer compressa de gaze de chá de camomila gelado, no local da irrupção do dente.

     – Alimentos frios ou gelados: oferecer alimentos frios ou gelados, já que a temperatura baixa ajuda a diminuir os sintomas da inflamação.

     -Medicamentos: usar apenas com indicação de um Odontopediatra ou Pediatra, sendo contraindicado o uso de qualquer tipo de pomada anestésica.

Eu devo higienizara a cavidade oral do bebê antes do nascimento dos dentes?

 A Associação Brasileira de Odontopediatria preconiza que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro dente decíduo, pois se sabe que a doença cárie se instala somente na presença do órgão dental. Além disso, vale lembrar que o leite materno possui anticorpos que protegem toda a cavidade oral e, no ato da higienização, esses anticorpos são removidos.

Se  a mãe, o pai ou outro responsável sentir necessidade de higienizar a boca do bebê, mesmo sem os primeiros dentes, deve utilizar tecido limpoou gaze embebida em água filtrada, lembrando que os tecidos não devem ser friccionados de maneira excessiva, para que não ocorra descamação oucontaminação.

E se o dente nasceu? Escovar !!! A cárie pode surgir a partir do nascimento do primeiro dente !!!

Cuidado com contaminação

Existem doenças que são transmitidas pela cavidade oral, por esse motivo, não é recomendado beijar a boca do bebê, as mãos do bebê (pois eles levam as mãozinhas com frequência até a boca), deve-selimpar os mordedores e os brinquedos, higienizar mamadeira ou chupeta (caso a criança use), e não compartilhar talheres ou escova de dente.

Sequência do nascimento dos dentes

A sequência do nascimento dos dentes pode variar de criança para criança. Abaixo tabela seguida como orientação.


Imagem Baby Center Brasil

Prevenção!

Após o nascimento do primeiro dente decíduo, é indicado realizar uma consulta com um Odontopediatra, para que o bebê seja avaliado individualmente, para que sejam ensinados, ao núcleo familiar, a técnica de escovação, o uso de fio dental, e qual tipo de dentifrício (creme dental) deve ser  utilizado, bem como, para que sejam dadas as orientações quanto ao consumo de alimentos que são cariogênicos, aos hábitos deletérios (como, por exemplos, a chupeta e a sucção digital), à evolução da erupção dental, entre outros. 

Desta forma, cada núcleo familiar receberá as orientações necessárias para que a dentição decídua se desenvolva de forma saudável.

INSTITUTO DENTALE. Rua General Osório,1886. Cambui. Campinas-SP . F:(19) 3237-3020 /Whatsapp (19) 99695-7555    www.institutodentale.com.br

Dra Priscila Tripicchio CRO 76-490 – Ortodontista 

Dra Juliana Barros De Martin – CRO 76-787- Odontopediatra