ATIVIDADES SURPREENDENTES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS

Monte Verde com crianças
20 de julho de 2020
O nascimento dos primeiros dentes
17 de agosto de 2020

ATIVIDADES SURPREENDENTES PARA FAZER EM CASA COM AS CRIANÇAS

Em Casa Com Crianças

A Sala de Ames foi um projeto sugerido que surpreendeu a família toda. Fizemos em casa!

Além das atividades curriculares regulares, a escola da Joana está oferecendo um material de formação cultural. Atividade artística cultural, como interação via teatro, musica e artes plásticas, são propostos todos os dias para fazer em casa com as crianças.

Juliana Franco – mãe da Joana e da Bebê Gergelim
Em Casa Com Crianças
A Sala de Ames foi um projeto sugerido que surpreendeu a família toda. Fizemos em casa!

Por vezes me concentrei nas atividades escolares da Joana para aliviar as tensões do período de isolamento social.

Embora eu viva as mesmas dificuldades de muitos lares que abraçam a vida doméstica, escolar e profissional, me desdobro e executo muito do proposto pela escola.

A leveza dos conteúdos extra curriculares, garante momentos especiais em família.

…uma escola preocupada com a saúde mental de todos.

#dicafederaldamaedajoana – encontre momentos para se divertir com os seus filhos através de conteúdos e materiais escolares. Sem contestar o material, e/ou desmerecer o momento. Através do nosso real interesse pelos feitos acadêmicos das crianças, por mais simples que sejam, validamos a escola e reconhecemos a dedicação dos nossos filhos. – é melhor que boletim com nota 10!

Juliana Franco – mãe da Joana e da Bebê Gergelim
Em casa com crianças
O Progresso Bilíngue Taquaral sugeriu várias atividades para fazermos com as crianças em casa. Fizemos um “arraia” animado!

A arte é importante sempre!

Principalmente nesse momento que estamos vivendo, é importante mergulhar em projetos que estimulam a imaginação.

Atividades como as que vou compartilhar com vocês, ajudam a desenvolver habilidades manuais e a aumentar o repertório, novos momentos prazerosos estão sendo descobertos com a ajuda da escola.

O Progresso Bilíngue Taquaral reconheceu a importância da arte na quarentena.

Os alunos saem do conteúdo acadêmico tradicional e vivenciam outras experiências que também contribuem para a formação.

SALA AMES – UMA SALA QUE “ENCOLHE” OBJETOS

Sala de Ames em casa
Sala de Ames da Joana – sugestão de atividade encaminhada pelo Progresso Bilíngue Taquaral.

Durante o desenvolvimento desse ambiente “mágico” conversamos sobre ilusão de ótica, um assunto completamente novo para a Joana (6 anos).

A sala de Ames é uma sala distorcida que é usado para criar uma ilusão de ótica. Baseando-se em reflexões do físico alemão Hermann von Helmholtz a sala de Ames foi inventada pelo oftalmologista norte-americano Adelbert Ames, Jr. em 1946.

wikipedia.com

…em família fizemos a sala de ames em casa e nos surpreendemos!

Joana (6 anos) olhou várias vezes dentro da “sala” para entender como era possível o “encolhimento do dominó”.

Depois de impressa as partes do projeto, quem recortou foi a “Tutu”, um momento excelente para aprimorar a habilidade.

Sala de Ames

A fim de solucionar as dúvidas da pequena inquieta, expliquei sobre a Ilusão de Ótica:

Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada. Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas. As ilusões se tornam divertidas, pois combinam dois tipos de elementos: os elementos claros, que são aqueles que se percebem logo que se vê, e os elementos surpresa, que são aqueles que aparecem na medida em que se passa a observar o desenho com mais atenção.

mundoeducacao.uol.com.br

BOCA DO PALHAÇO E REAPROVEITAMENTO

A festa junina do Progresso Bilíngue Taquaral teve caráter solidário! Aconteceu uma Festa Junina Virtual para todo mundo curtir em casa. 

Em casa além de participarmos da LIVE com música boa e solidariedade, nos dedicamos ao desenvolvimento das brincadeiras.

O CARRINHO DO PINTINHO!

Afirmo com segurança e certeza de que é possível adequar e aproximar as atividades sugeridas a realidade de cada lar.

A menos que as crianças executem as atividades sem necessidade de incentivo e/ou companhia dos pais ou cuidadores, adaptar as atividades vai estimular a ação.

Quando apresentei o projeto do carrinho que se movimenta de verdade, Joana (6 anos) se opôs afirmando já ter cumprido seu compromisso com as aulas do dia!

Sugeri desenhar um pintinho amarelinho para aplicar no carrinho e encontrei “eixos” cor de rosa para o veículo movido a ar.

Conversamos sobre reciclagem, barcos a vela, viagens de navio e finalizamos o carro do pintinho.

MATERIAIS UTILIZADOS:

  • papelão
  • cola quente
  • tinta guache
  • bexiga
  • fita adesiva
  • rolhas
  • canudos
  • palito de churrasco

Step By Step da atividade conduzida por Beatriz Talzzia do Progresso Bilíngue Taquaral – todo conteúdo foi apresentado em inglês;

Você pode compartilhar com a gente outras atividades usando a TAG #emcasacomcampinascomcriancas