Conforme as circunstâncias e incertezas do ano de 2020 aconteciam, me concentrei no seguinte: de que o aprendizado deveria ser leve e divertido. Uma escola em casa bem legal!
Juliana Franco – produtora da rede Campinas Com Crianças e mãe da Joana
Principalmente diante dos desafios impostos pelo cenário epidêmico atual, estar afinado com o contexto da escola dos nossos filhos se mostrou ainda mais importante.
Certamente você considerou, mesmo com dificuldade, acompanhar todos os conteúdos e mensagens encaminhadas remotamente pela escola, aqui não foi diferente.
Mas não foram apenas a atenção/dedicação e a “proximidade digital” através de aplicativos que conduziram as aulas/escola em casa!
Foram as vivências escolares da grade do infantil bilíngue e extra curriculares que me inspiraram.
Mesmo com os materiais didáticos em mãos, foram os projetos que somaram para a Joana ler e escrever em 2020.
Em primeiro lugar vale ressaltar que pais e cuidadores devem ensinar responsabilidade para crianças.
Conectar-se com os conteúdos digitais da escola é bom para manter as dinâmicas de aprendizagem, por isso tornar isso um hábito é importante.
Se manter enérgica ao lado da criança que parece ter formigas no bumbum durante a aula, não funcionará tão bem quanto absorver o conteúdo e replica-lo de maneira casual ao longo do dia.
#bastidoresdavidareal por @maedajoana
Estabelecer metas e parabenizar quando cumpridas basta. Bonificações materiais não são necessárias quando nós pais somos presentes.
Não apenas escola e educadores devem se dedicar quando o assunto é “escola em casa”, a família deve somar no contexto.
Além de uma carga horaria semanal, imergida, dedicada e ininterrupta sugerida e com sucesso executada pela Joana (6 anos), leitura de um livro por dia é a NOSSA meta.
Por hora eu estou lendo para ela, mas acredito que ainda esse ano ela conseguirá ler várias páginas sozinha!
Além dos projetos sociais que envolvem colaboradores, professores, alunos e pais, o programa semente ensina sobre sentimentos e emoções.
O Progresso Bilíngue Taquaral, mesmo antes do “EM CASA” movimentava educadores e alunos para um maior aproveitamento escolar.
#meinspirei
Em síntese resolvi aplicar no dia a dia muitos conteúdos abordados nas aulas on-line.
Em atividades rotineiras como quando estou fazendo o almoço, abordo inclusive quantidades e medidas.
A pequena que durante esse tipo de atividade parece se livrar das “formigas” que tiram a sua atenção durante as aulas, se mostra entendida nos assuntos que envolvem números por exemplo.
Dessa forma e considerando todas as novas habilidades tecnológicas conquistadas, afirmo com segurança estarmos afinados com o contexto escolar nesse ano.