Principalmente agora durante a segunda gestação tenho muita informação para compartilhar, inclusive sobre o teste do pezinho!
Logo após a descoberta da gestação da “Bebê Gergelim”, recorri aos profissionais que conheci durante a maternidade da “Tutu” (5 anos).
Cada vez que me faltava solução para uma questão, uma rede de apoio com 20 Mil mães de Campinas me abraçava.
Eventualmente dirijo minha comunicação, lê-se aflição, aos familiares, geralmente sem sucesso, mas essa é outra história.
Desde que saúde da gestante e do recém-nascido sejam as questões, busque por profissionais da área de saúde e redes de apoio materno.
Visto que gestantes e tentantes acessam a nossa rede, esse conteúdo irá informar sobre o teste do pezinho.
Este teste é capaz de detectar, precocemente, doenças que irão interferir em sua vida. Fonte: Hospital Maternidade de Campinas
Na gestação da Joana minha primeira filha, eu relacionei o tal teste com questões ósseas ou de articulação, quando na verdade trata-se de um exame de sangue!
A partir da coleta do sangue do calcanhar do bebê nos primeiros dias de vida, é possível identificar e até impedir o desenvolvimento de algumas doenças.
Desde que você seja uma mãe ou um pai curiosos, vão querer saber isso!
O calcanhar é uma região com muitos vasos sanguíneos. O exame é praticamente indolor e muito rápido.
É muito importante respeitar o tempo de realização. O teste não deve ser feito antes das 48 horas de vida, pois pode sofrer influência das alterações hormonais e metabólicas que naturalmente acontecem com a transição da vida fetal para a vida pós-natal, e que demoram até dois a três dias para atingir o equilíbrio. No caso da fenilcetonúria, é necessário que o recém-nascido tenha recebido alimentação proteica (leite) por, no mínimo, 24 horas antes da coleta.
©2018 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM CNPJ: 42.567.289/0001-75
*galactosemia por exemplo é um distúrbio provocado pela falta das enzimas responsáveis pelo metabolismo da galactose, um açúcar contido no leite e seus derivados. O aumento da galactose nos tecidos pode causar lesões irreversíveis no aparelho digestivo, figado e sistema nervoso. LEIA +
Ainda que eu leia artigos relacionados a maternidade todos os dias, sou surpreendida durante as pesquisas!
Uma vez que mergulhei no assunto teste do pezinho, descobri que foi em 2016 que o teste que incorpora SCID e AGAMA foi incluído pela APAE. Fonte: BRASIL.ESTADAO.com.br
Não raro encontro histórias e informações antigas nas minhas pastas e arquivos.
Através desse material encontrado na pasta de saúde da Joana (5 anos) vou conseguir mensurar o investimento em saúde e prevenção, afinal anotei os valores cobrados na época do nascimento dela.
O Teste do Pezinho Ampliado é primordial para o futuro e qualidade de vida dos nossos bebês.
A Campanha “Pezinho no Futuro” acredita na conscientização dos brasileiros para levar o Teste do Pezinho Ampliado à rede pública de saúde de todo o país.
Para isso, convida todos a assinarem sua petição on-line, documento que precisa de 1 milhão de assinaturas para ganhar força de reivindicação junto ao governo.
Leia também: