Principalmente quando o assunto é amamentação, o foco deve ser a informação.
Amamentar ou não é uma opção da mãe, que bem informada, poderá decidir com segurança, e/ou administrar uma possível dificuldade.
Em primeiro lugar preciso destacar que a fisiologia feminina está na maioria das vezes apta para amamentar, sem recursos tecnológicos e/ou farmacológicos.
Desde que você, mãe, esteja confortável, saiba que é possível trabalhar e amamentar!
Pensamos muito e acionamos órgãos públicos e privados para levar conforto, estrutura e informação para todas as pessoas presentes na Praça Carlos Gomes no dia 01 de Agosto de 2015.
Sinceramente me emociono ao lembrar das mais de 100 mamães com seus filhos e cartazes nas ruas do centro de Campinas, informando para a sociedade que amamentar e trabalhar é possível. – Juliana Franco /2015
Desde que você esteja aberta a se informar, independente de querer amamentar ou não, sugiro uma leitura para homens e mulheres de peito, que em 2015 movimentaram o centro de Campinas, e que em 2020 movimentará novamente.
Denominamos lactação a “capacidade de produzir o alimento ideal para seus filhos”… o leite humano. REGO, 2006, p.46.
A produção do leite está diretamente relacionada com a ação hormonal, dentre os mais importantes citamos a progesterona, prolactina e ocitocina. – portaleducação.com.br
De acordo com a Ana Cristina Lopes, enfermeira e consultora materno infantil, 80% da produção de leite materno, acontece durante a mamada.
Visto que incentivar o bebê a mamar várias vezes, principalmente nos primeiros dias irá estimular a produção, recursos farmacológicos para aumento da produção de leite devem ser desconsiderados, isso diante do desenvolvimento pleno do recém-nascido avaliado por médico pediatra.
Componentes Básicos:
Além dessa fórmula orgânica básica estudos mostram que a composição do leite materno varia, ou seja, única para cada bebê.
Somente o desconforto causado pelas dores da amamentação, que podem acontecer, podem roubar a magia desses momentos.
Dor durante a amamentação tem solução!
Conforme a minha própria experiência destaco que a amamentação não deve ser romantizada.
Idealizar a amamentação com base na experiência do outro pode causar ansiedade e frustração.
Uma vez que na experiência anterior eu não tive acompanhamento profissional pessoal, posso afirmar sobre a importância de uma Consultora de Amamentação.
A falta de informação, a seis anos atrás causou sofrimento durante aproximadamente vinte dias durante o processo, bonifico única e exclusivamente a minha perseverança diante da dor que era lancinante nas madrugadas.
Já nessa segunda e recente experiência, as fissuras apareceram no segundo dia de amamentação e foram extinguidas rapidamente!
Diferente da experiência anterior, não recorri a pomadas, mas recorri a outros recursos, um deles desabonado pela pediatra e consultora!
De acordo com a Universidade Federal de São Paulo a terapia através do laser é eficaz inclusive no alívio das dores.
A principal causa da fissura mamilar que é o rompimento do tecido epitelial que cobre o mamilo é a pega incorreta do bebê.
Surpreendentemente senti um alivio imediato após o uso do laser, além da aparente propriedade curativa desse equipamento.
Então caros leitores, dor durante a amamentação tem solução!
Em primeiro lugar destaco que os profissionais da área de saúde que me acompanham desabonam o uso e ressaltam sobre a possibilidade de confusão de bicos que pode interferir negativamente no sucesso da amamentação.
De acordo com a minha consultora Materno Infantil, em caso de mamilos planos ou invertidos esse recurso pode ser importante!
Da mesma forma que uma mamadeira, o bico intermediário precisa ser higienizado com muita frequência.
Diante do uso sugiro o acompanhamento rigoroso de profissionais e também deve ser utilizado por períodos limitados.
Conforme a minha necessidade diante das fissuras usei o bico de silicone dois dias em todas as mamadas, ainda com desconforto passei a alternar o uso, recorrendo a ele apenas durante as madrugadas. Com sono e pouca luz para mim é difícil administrar a pega do bebê, agora com 21 dias de treino e uma experiência anterior de quase três anos de amamentação, para a minha alegria, Jasmim e o peito já se entenderam.
Durante o banho é importante massagear a mama e diante da rigidez do seio executar a ordenha manual para aliviar o desconforto e evitar a obstrução dos ductos mamários e mastite.
Em breve irei compartilha com vocês sobre o uso da bomba elétrica de tirar leite da Medela que foi lacada em Campinas.
Dor durante a amamentação pode ser amenizada com ações simples como massagens antes das mamadas e durante o banho.
Sugiro que busque uma profissional para auxiliar você nessa jornada que é maravilhosa mas também pode ser dolorosa.