Em primeiro lugar destaco que esse é mais um atestado de fracasso materno, se é que mães fracassam. Surpreendentemente eu bonifiquei a tecnologia e o YouTube pelo desenvolvimento criativo e motor da minha filha.
Você sabia que hoje em dia tem mais gente assistindo YouTube do que TV por assinatura por exemplo?
Você sabia que o Brasil é o segundo pais que mais usa as redes sociais no mundo?
Uma vez que o maior percentual de canais do YouTube têm conteúdo direcionado para crianças, certamente o maior publico consumidor desses “produtos” são as mesmas.
Cabe a nós pais conduzir os nativos digitais, afasta-los ou acompanha-los nesse mergulho tecnológico é nossa responsabilidade.
Com toda certeza é nossa responsabilidade administrar o uso dos aparelhos celulares, computadores e tablets, além disso é importante oferecer outras opções para as crianças se entreterem tão interessantes quanto as telas iluminadas.
Visto que o mundo está conectado manter os filhos distantes da tecnologia é missão quase impossível.
Diante disso por aqui resolvemos deixar o aparelho acessível assim como os demais brinquedos.
Nunca disponibilizamos o equipamento dentro do carro durante as viagens a fim de estimular a pequena curiosa a observar as paisagens, placas e trajetos.
Provavelmente passamos mais tempo assistindo com ela PlayKids e Galinha Pintadinha do que Telejornais.
Apesar de todos os dias sugerir alguma atividade, a criança em desenvolvimento costuma se posicionar e fazer sugestões de acordo com as suas preferências.
Recentemente ela me surpreendeu, no gramado artificial das atividades ela sugeriu:
– Mamãe vamos fazer o Desafio das Três Cores?
Além da surpresa com a proposta desconhecida até então, me coloquei de olhos arregalados diante da colocação firme e do direcionamento para a execução da atividade interessantíssima.
Acatando as sugestões segui o roteiro perguntando mais informações sobre de onde teria surgido a ideia da atividade.
Contanto que tivesse sido apresentada pela escola continuei sem respostas por um tempo até que algo aconteceu:
-Oi Oi Galerinha!!!
De súbito, segurando várias cores de lápis de cor e com os olhos vendados se colocou apresentando um canal do YouTube me convidando a participar mas sem o celular nas mãos.
Propiciar ambiente e material para a criança executar atividades criativas em casa precisa ser tão prático quanto tocar a tela do celular.
A atividade consiste em vendar os olhos e escolher três cores apenas para colorir um único desenho. Desde já destaco que só dará certo se houver interesse dos adultos responsáveis pela atividade e participação ativa!
Portanto meus amigos leitores, sugiro uma atividade com as crianças ao invés de buscar respostas no Google para que o seu filho abandone a tecnologia.
Para os nativos digitais o YouTube pode ser fonte de informação e inspiração, uma vez que oferece também conteúdos que incentivam a execução de atividades com lápis de cor por exemplo.
Leia +