Conheça Campinas através das janelas da cidade. Um passeio gratuito que garante uma imersão na historia da nossa cidade com direito a uma vista linda.
Das seis “janelas” do mirante da Torre do Castelo é possível avistar Campinas em 360º. Com 27 metros de altura, foi projetada pelo engenheiro e urbanista Francisco Prestes Maia e inaugurada 1940. Hoje é patrimônio arquitetônico da cidade.
Na década de 30, a Prefeitura contratou o urbanista paulistano – que mais tarde se tornou um dos mais brilhantes presidentes de São Paulo – como consultor do plano viário da expansão de Campinas. Uma das propostas do urbanista foi dar continuidade à Avenida Andrade Neves, terminando numa rotatória onde seria instalado um obelisco que poderia ser visto de toda a cidade. Na mesma época a SANASA precisava construir um reservatório de agua para abastecer os bairros: Botafogo e Guanabara. A opção foi a construção de um reservatório elevado no Jardim Chapadão. Ao tomar conhecimento do projeto, Prestes Maia aceitou substituir o obelisco pelo reservatório, recomendando, no entanto, que tivesse forma e estilo singular e que pudesse ter, na parte superior, um mirante. A área acabou se transformando, oficialmente, no Bairro Castelo.
Os avós da Joana sempre narram a história de amor deles, que aconteceu em Campinas, um dos episódios foi nesse endereço. Logo que começaram a namorar, subiram na Torre do Castelo para admirar a vista da cidade. No dia que fui executar essas imagens que ilustram esse conteúdo, um casal jovem, se preparava para subir na torre também. Lembrei da história na mesma hora e a dividi com a Joana, que agora sabe que o vovô e a vovó namoravam no Castelo.
A alguns meses publicamos um conteúdo que falou um pouco da história da nossa cidade, usei as “Feiras Livres” para ilustrar cada região, e garantir o sucesso do passeio. Dessa vez uma torre bem alta, com chances de vento e um por do sol colorido, garante que você e seus filhos conheçam um pouquinho mais de Campinas.
A Visão Leste / Nordeste
Esta visão aponta para a Lagoa do Taquaral e seu parque; para o Cambuí; o Centro de Convivência Cultural e os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, onde pode-se visitar o Parque Ecológico, antigas fazendas de café de Campinas, paisagens naturais de matas preservadas. A região de Sousas e Joaquim Egídio abriga excelentes opções gastronômicas para desfrutar com a família, por exemplo o Restaurante Santo Bambu que faz parte do Guia Onde Comer do Campinas Com Crianças.
A Visão Oeste / Noroeste
O panorama vislumbrado deste vão abraça a antiga estação da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, atual sede do Centro Cultural Guanabara; o Campus I da PUCC; a Mata Sta. Genebra; o distrito de Barão Geraldo, onde fica a Unicamp; o CPqD e inúmeros bares noturnos com shows musicais, peças teatrais, exposições de artes, sendo um polo cultural crucial da cidade. Em Barão Geraldo que fica nessa visão, você pode se programar para visitar a Praça do Coco, outro espaço incrível e gratuito.
A Visão Sul / Sudoeste
O panorama delimitado por esta abertura, compreende o antigo complexo ferroviário de Campinas, como o da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, cuja estação hoje abriga a Estação Cultura; o monumento a Campos Salles; a Vila Industrial, o primeiro bairro operário da cidade, e os teatros Castro Mendes e SESI.
A Visão Sul / Sudeste
Esta abertura da Torre do Castelo direciona-se para o marco zero de Campinas, onde ficam vários prédios históricos, como a Catedral Metropolitana, o Largo Bento Quirino, o prédio do Jockey Club, o monumento Carlos Gomes, o Palácio dos Azulejos (atual sede do MIS), o centro comercial, financeiro e de serviços do município e a sede da SANASA.
A Visão Norte / Noroeste
Enquadram-se nesta vista o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o aeroporto dos Amarais, o CEASA, o Espaço Cultural Maria Monteiros e o distrito de Nova Aparecida.
A Visão Oeste / Sudoeste
Neste ângulo, avistamos a região onde se encontram o Aeroporto Internacional de Viracopos, a Pedreira do Chapadão, o Distrito Industrial de Campinas, a comunidade alemã do bairro do Friburgo, o bairro Rural Pedra Branca (integrante do circuito turístico das frutas) e, onde destacamos a área de maior adensamento populacional da cidade, ou seja, área com maior aglomeração de pessoas por metro quadrado.
Imagine contar um pouquinho sobre cada região para o seu filho, ou aprender olhando lá de cima juntinho dele, sem duvida uma oportunidade incrível e gratuita para visitar nas férias escolares. Todo esse conteúdo esta disponível na entrada da Torre do Castelo gratuitamente em um panfleto didático e ilustrado.
Uma curiosidade pessoal é que a minha lembrança do Castelo era bem diferente, imaginava muitos degraus e ela muito mais alta, acho que por causa do meu tamanho na época que subi lá. Nem são tantos degraus assim, conta e me conta depois!
Com amor Mãe da Joana.
Serviço
Praça Vinte e oito de Outubro, s/nº Castelo – Campinas SP
Horário de func.: Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h
Fechado às segundas-feiras e dias chuvosos.
Agendamento para grupos tel. (19) 3348-5613
Informações: (19) 3241-6931
Fotografia: Thatiane Camparotti
contato@retratosememorias.com.br